F1: McLaren lidera o TL2 com Norris; Leclerc e Sainz mantém o bom desempenho
Sessão chegou a ser interrompida por bandeira vermelha após erro de Antonelli. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em décimo segundo
O segundo treino livre desta sexta-feira (5) trouxe bastante movimentação e momentos de destaque. Realizada em Monza, um dos templos do automobilismo e circuito mais rápido da Fórmula 1, a sessão foi interrompida por bandeira vermelha nos 10 minutos de prova, após Kimi Antonelli escapar e parar na brita.
Lando Norris assumiu a liderança a 15 minutos do fim e terminou o TL2 em primeiro lugar, cravando 1min19s878. Seu companheiro de equipe, Oscar Piastri realizou sua primeira sessão do dia pela McLaren após não ter participado do primeiro treino, onde o australiano havia cedido lugar ao piloto da IndyCar, Alex Dunne. Situação semelhante aconteceu com Franco Colapinto, substituído por Paul Aron na primeira atividade.
No pelotão da frente, Carlos Sainz chegou a liderar durante bons minutos e terminou a sessão em terceiro lugar, mantendo o bom desempenho realizado no TL1, onde o espanhol terminou na mesma posição. Seu companheiro, Alexander Albon manteve a boa forma da Williams, terminando em sétimo lugar. O tailandês chegou a escapar em uma das curvas, passando forte sobre a zebra, e pediu à equipe uma checagem no assoalho do carro.
A Ferrari também mostrou ritmo consistente, com ambos os pilotos registrando tempos próximos e voltas competitivas. Leclerc, em especial, manteve o bom desempenho exibido já no TL1, terminando novamente em segundo lugar. Hamilton, também apresentou bom desempenho, terminando em quinto lugar.
Gabriel Bortoleto terminou em décimo segundo lugar. O brasileiro será investigado após a sessão por ter realizado uma ultrapassagem sob bandeira amarela.
Lando Norris, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Oscar Piastri, Lewis Hamilton, Max Verstappen, Alexander Albon, Nico Hulkenberg, Yuki Tsunoda e George Russell foram os dez mais rápidos.