F1: Falha no sistema da FIA expõe dados de Max Verstappen
Brecha no portal de categorização permitiu acesso indevido a informações pessoais; federação corrigiu o erro e reforçou a segurança.
Uma falha na segurança envolvendo o portal de categorização de pilotos da FIA colocou em risco dados pessoais de diversos competidores, incluindo o do tetracampeão Max Verstappen. A falha foi rapidamente corrigida, mas expôs brevemente informações sensíveis como números de passaporte, contatos e documentos ligados às superlicenças dos pilotos.
O caso veio à tona depois que um usuário identificado como Galnagli, na plataforma X, revelou ter conseguido acessar o sistema junto com outros dois colegas. Segundo eles, a intenção era apenas testar a segurança do portal, mas uma falha de permissão conhecida como “atribuição em massa” permitiu que o grupo se tornasse administrador do site, sem qualquer verificação adicional.
Com o novo nível de acesso, eles visualizaram dados de diversos pilotos. O trio afirmam não ter baixado ou salvo nenhum documento sensível e, após perceberem a gravidade da falha, notificaram a FIA imediatamente. O acesso foi bloqueado e o problema corrigido com rapidez com a ajuda do trio de amigos. Após o episódio, a Federação investiu extensivamente em medidas de seguranças cibernéticas, implementando segurança de dados de alto nível. "A FIA tomou conhecimento de um incidente cibernético envolvendo o site de categorização de pilotos durante o verão", diz um comunicado citado pelo site PlanetF1.
We found a way to access Max Verstappen's passport, driver's license, and personal information. Along with every other @Formula1 driver's sensitive data.
It took us 10 minutes using one simple security flaw 🧵 pic.twitter.com/jgPUaPb1Ie
— Nagli (@galnagli) October 22, 2025