PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

F1: Com pista molhada e pouca ação de pista, Piastri é primeiro no TL2

Por conta do tempo instável, pilotos deixaram para o fim da sessão para marcar seus tempos em uma pista bastante úmida.

5 abr 2024 - 09h16
Compartilhar
Exibir comentários
Oscar Piastri liderou um TL2 de pouca movimentação em Suzuka
Oscar Piastri liderou um TL2 de pouca movimentação em Suzuka
Foto: McLaren F1 / X

A madrugada desta sexta (5) em Suzuka foi longe de ser emocionante. Com uma chuva intermitente no circuito japonês, apenas sete pilotos marcaram tempo. Oscar Piastri, da McLaren, marcou o primeiro tempo com 1m34s725. Lewis Hamilton, da Mercedes, e Charles Leclerc, da Ferrari, fecharam o top-3 do TL2.

Confira abaixo como foi a segunda sessão da F1 no Japão:

Com a chuva caindo após o fim do TL1, o TL2 começou com pista molhada demais para slicks, seca demais para pneus de chuva e nenhum carro. Com o número limitado de pneus intermediários e extremos, ninguém queria arriscar ir para a pista gastar um set e limpar o traçado.

Com ou sem chuva quem estava fora era Logan Sargeant. Depois da pancada na metade do TL1, a Williams correu contra o tempo para consertar a suspensão dianteira e a caixa de câmbio do carro do americano.

Após 13 minutos de absolutamente nada, Lewis Hamilton foi o primeiro a sair para a pista com pneus slick (C2). Pelo rádio, o britânico informou que a pista estava praticamente seca com algumas poças d’água espalhadas próximas às zebras. O heptacampeão chegou a abrir uma volta rápida, porém a Mercedes o chamou de volta para os boxes. Ricciardo foi outro piloto a se arriscar na pista, mas a chuva voltou a apertar e o australiano também voltou aos boxes.

Com 33 minutos para o fim, Oscar Piastri foi à pista de pneus intermediários e foi outro que voltou aos boxes sem abrir volta rápida após o piloto da McLaren dizer que a pista não estava tão molhada. Ricciardo, Tsunoda, Zhou e Bottas também se arriscaram e registraram os primeiros tempos do TL2.

Enquanto as duas Kick Sauber voltaram para os boxes, o herói local Yuki Tsunoda fez o primeiro tempo com 1m42s304. Logo atrás, seu companheiro de equipe Ricciardo fez 1m46s461. Albon foi outro piloto a testar a pista e não fazer uma volta rápida. Com a pista secando, os dois pilotos da RB melhoraram seus tempos: Tsunoda virou 1m40s946 e Ricciardo virou 1m41s913.

Faltando sete minutos, as Haas de Magnussen e Hulkenberg e a McLaren de Piastri foram para a pista de pneus slick (C3). Enquanto os dois pilotos da equipe americana voltaram para os boxes, Piastri acelerou e virou 1m39s105. O australiano aproveitou a melhora da pista para baixar seu tempo para 1m34s725 e garantir a primeira posição.

Outros pilotos também foram para a pista já no fim da sessão e conseguiram fechar volta rápida. Lewis Hamilton conseguiu o segundo tempo ao marcar 1m35s226 e Charles Leclerc fez o terceiro tempo com 1m38s760. Tsunoda e Ricciardo fecharam o top-5, com Norris em sexto e Sainz em sétimo.

O terceiro treino livre será nesta sexta (5), às 23h30 (horário de Brasília). A classificação ocorre no sábado (6), às 3h da manhã (horário de Brasília), enquanto a corrida, no domingo (7), ocorre às 2h da manhã.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade