PUBLICIDADE

Em dia de bandeiras vermelhas na F1, Verstappen crava a pole

Max Verstappen, da Red Bull, marcou a pole do GP da Emília-Romanha, em Ímola. Sessão teve cinco interrupções por bandeiras vermelhas

22 abr 2022 - 13h50
(atualizado às 14h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen na classificação da F1 em Ímola
Max Verstappen na classificação da F1 em Ímola
Foto: Red Bull / Divulgação

Max Verstappen, da Red Bull fez a pole da Fórmula 1 em Ímola e será o primeiro no grid de largada da corrida sprint de sábado (23). A sessão foi realizada em condições climáticas variadas, tendo começado no seco e terminado com pista molhada.

Com diversas interrupeções por bandeiras vermelhas, sendo três no Q3, a classificação foi encerrada sem que os pilotos pudessem dar uma volta final. Verstappen, que havia feito uma ótima volta no único momento com pista liberada na parte final da sessão, garantiu sua primeira pole no ano. Charles Leclerc larga em 2º e Lando Norris é o 3º.

Kevin Magnussen segue em boa fase e parte de 4º. O mesmo não pode ser dito da Mercedes, que viu seus dois carros serem eliminados no Q2. Carlos Sainz também não teve um bom dia. O espanhol vinha bem, mas errou no Q2, bateu e larga em 10º.

Confira abaixo como foi a classificação do GP da Emília-Romanha. 

Charles Leclerc na classificação da F1 em Ímola
Charles Leclerc na classificação da F1 em Ímola
Foto: Ferrari / Divulgação

Leclerc lidera Q1 com Mercedes passando no limite

A chuva que castigou Ímola no primeiro treino livre e bagunçou as sessões de F2 e F3 deu uma trégua antes da classificação. A pista estava mais seca no trilho ideal, mas ainda úmida fora dele. O que se viu nos primeiros momentos foi uma mistura de escolhas. Enquanto alguns optaram por sair de intermediários, outros usaram macios.

Hamilton foi o primeiro a fazer volta válida do dia, com 1min27s214, de intermediários. Mas poucos segundos depois, a dupla da limitada Aston Martin colocou quase 4 segundos sobre Hamilton, confirmando que os macios eram a escolha certa. A Mercedes, sem perder tempo, trocou os pneus de seus dois pilotos.

A 12 minutos do fim, o Williams de Alex Albon começou a pegar fogo na parte traseira, provavelmente nos freios. O tailandês conseguiu levar o carro para os boxes mesmo com fogo, mas a sujeira na pista motivou o acionamento de uma bandeira vermelha. A essa altura, apenas 10 carros tinham tempo válido computado.

O Williams de Alex Albon pegou fogo ainda no Q1
O Williams de Alex Albon pegou fogo ainda no Q1
Foto: F1 / Reprodução

Já com bandeira verde, Lance Stroll e Sebastian Vettel melhoraram suas marcas, mas logo foram desbancados por carros melhores de McLaren, Alpine, Mercedes e Alfa Romeo. A Ferrari chegou subindo bastante o sarrafo. Carlos Sainz marcou 1min20s319, com Charles Leclerc logo atrás. Max Verstappen colocou seu Red Bull entre eles, apenas 0s030 acima da marca de Sainz.

Leclerc melhorou seu tempo para 1min19s545, com Sainz vindo junto, no mesmo centésimo. Com dois minutos para o fim, os eliminados no Q1 seriam Hamilton, Vettel, Ocon, Latifi, além de Albon, já fora de combate. Russell era o primeiro fora da zona de risco.

Hamilton subiu apenas para 13º, posição que não se mostrou suficiente. Tanto ele quanto Russell ficaram em 16º e 17º, mas, aos 48 do segundo tempo, já com cronômetro zerado, ambos melhoram ligeiramente seus tempos e entraram no top15. Com isso, os eliminados foram Tsunoda e Gasly, da AlphaTauri, Latifi, da Williams e Ocon, da Alpine (Alonso foi 9º). Além, claro, de Albon. Leclerc subiu o sarrafo no minuto final, marcando 1min18s796.

Uma volta até a chuva

O Q2 começou tenso. As equipes soltaram seus pilotos logo à pista com uma instrução clara: haveria tempo para só uma volta boa até que a chuva chegasse. E Verstappen foi quem se deu bem, com volta de 1min19s793. Sainz ficou logo atrás, seguido por Norris, Perez, Leclerc, Alonso, Magnussen, Vettel, Ricciardo e Bottas. Os demais estariam fora, se assim ficasse até o fim do Q2.

Após errar na Austrália, Sainz pisou na bola também em Ímola
Após errar na Austrália, Sainz pisou na bola também em Ímola
Foto: F1 / Reprodução

A Ferrari falou para Sainz manter o ritmo forte para tentar outra volta boa. E ele foi forte demais: passou do ponto na segunda perna da Rivazza e bateu. A equipe havia trocado sua unidade de potência após o erro da Austrália, terá que mexer no carro mais uma vez. Bandeira vermelha. E, com a sessão parada, a chuva voltou.

Os tempos não teriam como ser abaixados, de modo que Russell, Schumacher, Hamilton, Zhou e Stroll seriam os eliminados. Ninguém tentou voltas rápidas, mas alguns pilotos foram à pista apenas para coletar informações para e entender as condições do asfalto antes do Q3.

Duas bandeiras vermelhas e Verstappen na pole

Com chuva, todos foram à pista de imediato, antes que as condições climáticas mudassem mais uma vez. Mas, antes que alguém pudesse marcar tempo, Magnussen escapou na encharcada curva Acqua Minerale. Bandeira vermelha. Magnussen não chegou a bater e manteve o carro ligado, de modo que conseguiu manobrar e sair por meios próprios, voltando aos boxes para continuar na sessão. Lance muito parecido com o que havia acontecido com Norris no treino livre.

Lando Norris e seu McLaren em Ímola
Lando Norris e seu McLaren em Ímola
Foto: McLaren / Divulgação

Com pista liberada, Leclerc marcou a melhor volta na primeira saída, com 1min28s778.  Verstappen vinha derrubando essa marca em mais de um segundo, quando chegou em uma zona de bandeira amarela na parte final da volta. Ele chegou a tirar o pé do acelerador, e mesmo assim marcou o melhor tempo, com 1min27s999.

A bandeira amarela em questão foi acionada em razão do Alfa Romeo de Valtteri Bottas quebrar e o finlandês precisar encostá-lo na relva entre a Variante Alta e a Rivazza. Bandeira vermelha. Restavam menos de 3 minutos para o fim da classificação. A ordem era: Verstappen, Leclerc, Norris, Magnussen, Alonso, Ricciardo, Perez e Bottas. Sainz era o 10º, mas fora de combate.

Com pista liberada, apenas uma volta poderia ser dada por cada piloto. E que nem aconteceu. Norris errou também na Acqua Minerale ainda na volta de instalação e a quinta bandeira vermelha foi acionada, encerrando a sessão.

Com isso, as posições de antes das duas últimas bandeiras vermelhas foram mantidas. Max Verstappen larga da pole na sprint, com Leclerc em segundo e o próprio Norris em terceiro.

A Fórmula 1 tem mais um treino livre, às 7h30 da manhã de sábado (23). A ação para valer vem na sprint, também amanhã, às 11h30. A corrida de fato acontece no domingo (24), às 10 da manhã.

Os resultados da classificação para o GP da Emília-Romanha
Os resultados da classificação para o GP da Emília-Romanha
Foto: F1
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade