Charles Leclerc domina o TL2 para o GP da Austrália de F1
O monegasco da Ferrari comandou a sessão, seguido por Piastri e Norris
Charles Leclerc fez o melhor tempo da sessão, com uma ótima volta de 1min16s439. A dupla da McLaren fechou o pódio, com Oscar Piastri em segundo e Lando Norris em terceiro. Carlos Sainz, o mais rápido do TL1, terminou em 11º. O atual tetracampeão mundial, Max Verstappen, ficou apenas em sétimo.
Os destaques da sessão ficaram com a dupla da Racing Bulls que ocuparam a quarta e sexta posições. Nico Hülkenberg, em oitavo, e Lance Stroll, em nono. A competitividade foi alta, com os 15 primeiros colocados separados por menos de um segundo.
Confira como foi o TL2 em Melbourne:
Lando Norris foi o primeiro a ir à pista, acompanhado por Liam Lawson, da Red Bull. A McLaren optou por um perfil de asas que gera mais downforce, talvez apostando em uma possível chuva para a corrida.
No início do TL2, que ocorre no mesmo horário da classificação (sábado), quase todas as equipes usaram compostos médios, exceto a Mercedes, que optou pelos compostos duros. Nos primeiros dez minutos, George Russell colocou a Mercedes na ponta com 1min17s565.
Ainda nos minutos iniciais, Carlos Sainz assumiu a liderança, superando Russell por apenas 0s01, mas utilizando pneus médios, ao contrário do britânico. Na sequência, a dupla da Ferrari conquistou a ponta, com Leclerc registrando 1min16s794. Lewis Hamilton, por sua vez, ficou 0s400 atrás de seu companheiro de equipe.
Na marca de 20 minutos de TL2, todos os carros foram aos boxes para ajustes. A grande dúvida das equipes é qual configuração escolher, já que a previsão indica um sábado quente para a qualificação e possibilidade de chuva no domingo, durante a corrida. Como os carros entram em parque fechado, não será possível modificar os acertos entre essas sessões.
A Racing Bulls surpreendeu com Yuki Tsunoda, que marcou o melhor tempo na metade da sessão com 1min16s784 utilizando compostos macios. Seu companheiro de equipe, o novato Isaac Hadjar, ficou em quinto, com 1min17s019. Até então, a McLaren ocupava a 8ª e 9ª posições, enquanto a Red Bull fazia uma participação discreta, com Verstappen e Lawson em 15º e 18º lugares, respectivamente.
Faltando 20 minutos para o fim da sessão, Lando Norris registrou 1min16s580, mas logo foi superado por Leclerc, que voltou à pista com compostos macios e retomou a liderança com 1min16s439. Na sequência, Oscar Piastri superou seu companheiro de equipe e fez o segundo melhor tempo do final de semana, com 1min16s563. Tsunoda mantinha-se em quarto, seguido por Hamilton, Hadjar e Verstappen.
O estreante brasileiro Gabriel Bortoleto passou boa parte do TL2 nas últimas posições da tabela, junto com Liam Lawson e a dupla da Haas.
A 10 minutos do fim, todos os carros foram à pista para simulações de corrida, com exceção de Oliver Bearman, que sofreu um incidente na primeira sessão do final de semana. Seu carro estava muito danificado para ser reparado a tempo. George Russell escapou da pista novamente, agora com pneus macios, nos minutos finais do TL2.
A partir desse momento, a tabela não sofreu mais alterações. Charles Leclerc fechou o treino na primeira posição, seguido pelos pilotos da McLaren, Yuki Tsunoda, Lewis Hamilton, Isaac Hadjar, Max Verstappen, Nico Hülkenberg, Lance Stroll e George Russell, completando o top 10.
Os carros voltam à pista para o terceiro treino livre às 22h30.
A classificação acontece no sábado, às 2h da manhã (horário de Brasília), e a corrida será no domingo, à 1h.