PUBLICIDADE

Caíndo pra cima: Nyck De Vries será piloto Toyota no WEC 2024

Após várias especulações, Toyota confirma De Vries no carro #8 no lugar de Pechito Lopes, que vai para a GT3. Miyata é mantido como reserva

20 nov 2023 - 18h30
Compartilhar
Exibir comentários
Nyck De Vries pilotará o Toyota #8 no FIA WEC 2024
Nyck De Vries pilotará o Toyota #8 no FIA WEC 2024
Foto: Toyota Gazoo Racing

O que já era especulado foi confirmado pela Toyota nesta segunda (20): Nyck De Vries tomará parte do esforço nipônico no Hypercars do FIA WEC para 2024. O neerlandês foi anunciado como o mais novo membro do trio do carro 7 do time, que manterá Kamui Kobayashi e Mike Conway. O carro 8 segue com o trio campeão desta temporada: Ryo Hirakawa, Sebastian Buemi e Brandon Hartley.

De Vries não é um estranho no ninho da Toyota: ele assumiu o posto de piloto de testes e de reserva entre 2020 e 2022, além de já ter feito algumas provas de Longa Duração. Ele entra no lugar do argentino José María “Pechito” Lopez, que vai comandar o esforço da Lexus (marca esportiva da montadora) com a Akkodis ASP no FIA WEC 2024.

A Toyota vem empreendendo um esforço para renovar aos poucos o seu time no FIA WEC e a escolha de De Vries é mais um passo neste sentido. “Escorraçado” da AlphaTauri no meio da temporada, De Vries tem mais uma chance de ajustar o rumo de sua carreira. Além desta função, o piloto também será titular da Mahindra na Temporada 10 da Fórmula E.

Quando da apresentação, Kamui Kobayashi, que também é o chefe da equipe no FIA WEC, fez questão de exaltar o papel de Pechito Lopes no esforço da Toyota: “No esporte a motor, as coisas constantemente evoluem e acontece o mesmo com as formações de pilotos. No carro 7, Mike, José e eu pilotamos desde 2017, o que é realmente muito tempo em qualquer categoria. Tivemos grandes momentos juntos, mas também momentos difíceis, especialmente em Le Mans. Gostaria de agradecer José por sua grande contribuição como piloto e companheiro. Ele sempre será parte do time”.

“Ao mesmo tempo, é excitante receber Nyck de volta ao time como parte do time 7. O conhecemos desde quando ele foi piloto de testes e reserva e sabemos quanto ele é rápido e consistente. No próximo ano teremos um trio de pilotos de alto nível e isso será importante quando teremos que encarar mais competidores na classe Hypercar”.

Anuncio também na Academia

Ritomo Miyata: o jovem japonês segue como reserva na Toyota e disputará a F2 e a ELMS em 2024
Ritomo Miyata: o jovem japonês segue como reserva na Toyota e disputará a F2 e a ELMS em 2024
Foto: Feeder Series / X

Além da confirmação de De Vries e Lopez, a Toyota anunciou a permanência de Ritomo Miyata em seu programa de formação de pilotos. Campeão da Super Formula japonesa e do GT 500 este ano, Miyata estreou no FIA WEC em Fuji correndo no Ferrari #57 da Kessel Racing no lugar de Daniel Serra.

Para 2024, Miyata será piloto reserva do time Hypercar e fará um programa duplo no Europeu de Endurance (ELMS) e na F2 (time ainda a ser confirmado). O jovem de 23 anos tem mostrado muita capacidade e é dado como nome certo na Toyota para a temporada de 2025. Mas chama a atenção a campanha na F2, fazendo o caminho inverso de vários pilotos, que optaram por ir para o Japão após não terem esaço na categoria ou irem para a F1.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade