PUBLICIDADE

Parabólica

7 pistas em que os carros tomaram o lugar nos aeroportos

Na semana em que a Stock Car estreia no Galeão, vamos lembrar de outros aeroportos que receberam corridas

6 abr 2022 - 12h05
Compartilhar
Exibir comentários

Quando a Stock Car anunciou que usaria a pista do Aeroporto do Galeão, uma grande surpresa veio do público. Após tantos anos, principalmente por conta do fim de Jacarepaguá, o Rio de Janeiro volta a receber corridas automobilísticas de alto nível. 

O traçado do circuito montado no Aeroporto do Galeão
O traçado do circuito montado no Aeroporto do Galeão
Foto: Stock Car

Pela primeira vez no Brasil, um aeroporto recebe uma corrida oficial. Mas se formos ver de uma forma mais ampla, o automobilismo já pediu licença aos aviões e usou das pistas de decolagem para voar baixo...

Silverstone

Vista aérea de Silverstone em 1945
Vista aérea de Silverstone em 1945
Foto: Wikimedia Commons

O mítico circuito inglês foi montado sobre uma base aérea da Força Aérea Britânica (RAF). Com o final da 2ª Guerra, muita coisa foi desmobilizada e esta área foi adquirida pelo Automóvel Clube Britânico. Mesmo após o estabelecimento da pista, em 1948, sua herança foi lembrada através do nome de uma de suas retas (Reta do Hangar) e ainda sediou uma pista para pequenos aviões até a grande reforma feita em 1990.

Sebring

Vista aérea Sebring
Vista aérea Sebring
Foto: Twitter

O circuito sediado na Flórida foi montado em uma antiga base aérea americana. A pista recebeu a F1 em 1959 e até hoje recebe as mais diversas categorias de automobilismo (o WEC iniciou a sua temporada deste ano lá)

Anderstop

Anderstop, na Suécia, sediou a F1 de 1973 a 1978
Anderstop, na Suécia, sediou a F1 de 1973 a 1978
Foto: Karl Anderson / Twitter

O circuito sueco foi criado pela “teimosia” de três amigos loucos por automobilismo que queriam um lugar para poder treinar. O projeto de um autódromo surgiu juntamente com a construção de uma pista de pouso, para viabilizar o financiamento pelos comerciantes locais. O circuito foi inaugurado em 1969 e a F1 chegou lá em 1973, onde ficou até 1978 (o Boletim do Paddock contou muito bem a história deste circuito aqui)

Tempelhof

Tempelhof sedia a Formula E desde 2015
Tempelhof sedia a Formula E desde 2015
Foto: DHL.com

Berlim sedia este aeroporto, que foi construído em 1927 e foi o primeiro a ter uma rede de trem subterrânea. Uma expansão foi pensada, porém não foi executada por diversos motivos. Com a 2ª Guerra, ficou fechado para voos civis e só reabriu plenamente em 1946, sob administração americana. Também serviu como base da Força Aérea Americana até a década de 90. Com a construção de um novo aeroporto, Tempelhof fechou as portas. Nos anos 2000, tornou-se um parque e local de eventos. E, desde 2015, recebe a Fórmula E.

São Petersburgo

Reta de largada do GP de St. Petersburg é no aeroporto local
Reta de largada do GP de St. Petersburg é no aeroporto local
Foto: Indycar.com

Não estamos falando da cidade russa, mas sim da cidade do litoral da Flórida, que recebe a IndyCar desde 2003 (ainda como Champ Car). A pista de pouso do aeroporto Albert Whitted é utilizada como reta de chegada/largada e boxes do circuito citadino.

Edmonton

Indycar em ação em Edmonton em 2010
Indycar em ação em Edmonton em 2010
Foto: IMS

A cidade canadense recebeu a Champ Car e a Indy Car no aeroporto localizado no centro, o Edmonton City Center Airport. De 2005 a 2012, a Indy correu lá em dois traçados e o último vencedor foi Hélio Castroneves. 

Cleveland

Roberto Moreno em Cleveland 2000
Roberto Moreno em Cleveland 2000
Foto: Indycar

Talvez este seja o primeiro lugar que surge na mente quando se fala em corrida de automóvel em aeroporto. De 1982 a 2007, o aeroporto Burke Lakefort recebeu a Indy Car e marcou a vista dos fãs as pistas largas e o excesso de espaço. Uma das melhores disputas de posição da história aconteceu ali em 1993 com Emerson Fittipaldi e Nigel Mansell: 7 trocas em 2 voltas!

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade