Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atletismo

Velocista procura ajuda de psiquiatra para bater Usain Bolt

25 mai 2012 - 10h22
(atualizado em 25/5/2012 às 10h44)
Compartilhar

Visando "expulsar seus demônios", diminuir a diferença de tempo e, quem sabe, até bater o grande favorito, Usain Bolt, o velocista inglês Dwain Chambers, de 34 anos, especialista na prova de 100 m rasos, procurou a ajuda do psiquiatra Steve Peters.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

"Eu recusei (a ajuda) por um longo tempo, porque eu achei que não precisava. Mas Deus, eu realmente preciso", teria dito o atleta ao diário inglês Mirror.

Chambers foi suspenso do atletismo por dois anos em 2003, depois de testar positivo para tetrahidrogestrinona (THG), uma droga proibida, que melhora o desempenho. Ele também foi banido pelo resto da vida de Jogos Olímpicos, punição que foi recentemente anulada.

O velocista está agora na República Tcheca, onde volta nesta quinta-feira a competir, pela primeira vez desde a anulação da sua pena. Ao Mirror, Chambers teria admitido que "este era um dia que temia nunca chegar", e que teria "pago um preço enorme, emocionalmente falando", mas que estaria "disposto a tirar o máximo desta situação".

Por isso, o atleta se aproximou de Peters, o "mecânico da mente", um homem que ajudou a transformar a vida de diversos outros atletas. "Já tive uma ajuda enorme", teria admitido Chambers ao diário, que ainda afirmou que estaria "em uma espécie de montanha-russa".

O velocista teria dito ainda, que, mesmo parecendo "forte por fora", por dentro "há coisas que você precisa para lidar a fim de obter o melhor". Por conta do doping e das punições, teria informado que, "através dos seus próprios atos, estaria correndo com um grande peso nas costas".

Chambers precisa agora fazer uma marca dentro do padrão britânico de qualificação, de 10s18, e assim garantir sua vaga na equipe olímpica. Sua melhor marca até agora, entretanto, é de 10s32.

No último domingo o velocista teria dito estar "assustado" com a forma como ele seria recebido pelo público, em sua primeira aparição na Grã-Bretanha desde que foi punido, mas que este "é o caminho que estava percorrendo pelos últimos nove anos", e que ele e a sua esposa "fizeram o melhor para permanecerem juntos".

Ainda que continue a dividir opiniões, Dwain Chambers se fortalece com a sua família e a ajuda do psiquiatra Steve Peters, para assim buscar um retorno épico para os Jogos Olímpicos.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Doping Chambers foi pego por doping em 2003, admitiu o erro, ajudou nas investigações e cumpriu os dois anos de suspensão do esporte. Agora, tenta obter a liberação com a ajuda da Agência Mundial Antidoping
Doping Chambers foi pego por doping em 2003, admitiu o erro, ajudou nas investigações e cumpriu os dois anos de suspensão do esporte. Agora, tenta obter a liberação com a ajuda da Agência Mundial Antidoping
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra