Elogiado, Ícaro de Castro Mello deve receber Troféu Brasil
Reformado, o Estádio Ícaro de Castro Mello deve receber a edição de 2011 do Troféu Brasil, a mais importante competição de atletismo do País. Os atletas e treinadores que visitaram o local na última sexta-feira, data do evento-teste antes da abertura oficial com o GP de São Paulo de domingo, foram unânimes em elogiar o "templo".
Toninho Fernandes, presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), negocia a realização do Troféu Brasil no Complexo do Ibirapuera. "A gente depende do governo de São Paulo para ver se conseguimos trazer o evento e estou tendo todo o apoio para isso. A confirmação final é da Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat)", afirmou o dirigente.
A assessoria de imprensa da Cbat confirmou que o Troféu Brasil "deve ser" no Estádio Ícaro de Castro Mello. De acordo com Martinho Nobre dos Santos, superintendente técnico da entidade, o evento será realizado de 4 a 7 de agosto.
Nélio Moura, técnico da saltadora Maurren Maggi, lembrou que as competições mais importantes do Brasil costumavam ser realizadas no local. "O Ibirapuera sempre foi o nosso templo. Os melhores atletas do País sempre fizeram a maior parte da preparação aqui. Estávamos ansiosos para voltar pra casa", afirmou.
Élson Miranda, técnico de Fabiana Murer, do salto com vara, usou palavras parecidas para se referir ao local. "Comecei minha vida no esporte aqui. A história do atletismo está fortemente ligada ao Ibirapuera. Eu considero isso aqui como um templo do atletismo, o lugar tem a alma do atletismo. Ficou muito bonito", disse.
Além de elogiar as novas instalações, o treinador de Fabiana Murer aproveitou para fazer um pedido. "Eu acho que deveria ser só para o atletismo. Não precisamos de mais um campo de futebol no Brasil. Precisamos de pista de atletismo", afirmou Miranda em alusão ao gramado.
Adauto Domingues, técnico do fundista Marilson Gomes dos Santos, já vislumbra a realização de eventos importantes no local. "É uma possibilidade excelente para grandes eventos e grandes marcas. Parece que não, mas é a nossa casa, é a casa do atletismo. Eu fui atleta por muitos anos e, quando se fala de atletismo em São Paulo, se fala do Ícaro de Castro Mello. Sem isso, ficamos meio órfãos", declarou.
Entre os atletas, o local é diretamente associado ao mais importante evento da modalidade no País. "Nossa referência de atletismo, principalmente em termos de Troféu Brasil, é o Ibirapuera. Estava todo mundo com saudade de competir aqui", afirmou a experiente Elisângela Adriano, do lançamento do disco e arremesso do peso.
A pista trouxe sorte para Simone Alves da Silva, que bateu o recorde sul-americano dos 5 mil metros depois de 18 anos logo no evento-teste de sexta-feira. "Acho que é um incentivo na nossa preparação para o Pan-Americano e para a Olimpiada. A estrutura está muito boa", elogiou.