Duda não bate marca pessoal e é 5º no salto em distância; russo vence
Brasileiro marcou 8,24 m no Mundial de Atletismo de Moscou - 7 cm abaixo de seu recorde de 8,31 m conquistado em junho, que lhe daria a prata
Mauro Vinícius da Silva, o Duda, passou perto do pódio, mas terminou com a quinta colocação na final do salto em distância do Mundial de Atletismo, em Moscou. Com um salto de 8,24 m, o brasileiro não conseguiu repetir sua melhor marca pessoal, realizada em junho deste ano: 8,31 m, no Troféu Brasil, em São Paulo, que lhe daria a medalha de prata nesta sexta-feira.
A medalha de ouro ficou com o russo Aleksandr Menkov, que esteve um nível acima em relação aos demais competidores. O atleta da casa saltou 8,56 m e superou três vezes sua melhor marca da carreira até então, que era de 8,39 m. Completaram o pódio o holandês Ignisious Gaisah (prata, com 8,29 m) e o mexicano Luis Rivera (bronze, com 8,27 m).
Duda teve um começo nervoso, queimando suas duas primeiras tentativas, mas um salto de 8,09 m na terceira chance o colocou entre os oito finalistas. Com mais três saltos à disposição, o brasileiro marcou 8,05 m, 8,23 m e, na última tentativa, 8,24 m, ficando fora do pódio por apenas 3 cm.
Menkov, porém, foi praticamente inalcançável durante toda a prova. Já na terceira tentativa, o russo marcou 8,52 m, ficando muito distante dos demais competidores. A marca definitiva de 8,56 m foi conquistada no quinto salto; já no último, ele queimou. O recorde mundial da modalidade é do americano Mike Powell, que saltou 8,95 m em 1991.
Veja as melhores tatuagens do Mundial de Atletismo de Moscou