0

Em Porto Alegre, aproveite e treine na orla do Rio Guaíba

27 nov 2012
07h51

Por sua beleza e exuberância, o rio Guaíba não só é um dos principais pontos turísticos da capital gaúcha, como também um dos locais preferidos pelos praticantes de corrida, principalmente no final de tarde, quando é possível treinar apreciando o espetáculo do pôr do sol em suas águas. A orla do Guaíba é extensa e oferece uma boa estrutura para quem quer praticar o esporte, como vários quiosques, onde é possível se hidratar e repor as energias após o exercício.

A orla do Guaíba é extensa e oferece uma boa estrutura para quem quer praticar o esporte
A orla do Guaíba é extensa e oferece uma boa estrutura para quem quer praticar o esporte
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA / Terra



Um dos pontos mais procurados pelos corredores é a tradicional pista do Gasômetro, localizada na avenida Edvaldo Pereira Paiva - mais conhecida como Beira Rio, no centro de Porto Alegre. Lá, os praticantes poderão treinar no asfalto, em um percurso plano de 5 km. "É um bom lugar para fazer treinos longos, assim como intervalados. Há placas demarcando o percurso a cada 100 m", comenta Daniel Bagatini, diretor-técnico da assessoria esportiva Even Faster, de Porto Alegre, acrescentando que também há uma pista de terra batida, de 1 km, sendo uma opção para quem quiser variar o tipo de piso. O local conta com estacionamento, banheiro e bebedores públicos, além de boa iluminação.



Outro trecho muito frequentado pelos corredores é o calçadão de Ipanema, situado na avenida Guaíba, na zona sul da cidade. O calçadão é um trajeto de 3 km, pavimentado e plano, com um pequeno desnível de 50 m no meio. Fica ao lado da praia do Guaiúba, onde também é possível correr na areia, em um percurso de 1 km. "O atleta pode optar por fazer treinos de rodagem no calçadão ou de fortalecimento na areia", sugere Bagatini. No local há banheiro e bebedores públicos, assim como iluminação, de modo que também é possível correr à noite.



Já para aqueles que pretendem fazer um treino mais forte, o técnico da Even Faster sugere um percurso que também é muito procurado pelos corredores, localizado na avenida Nilo Peçanha, na zona norte da cidade. O trajeto é pela calçada - larga e nivelada, tem 3 km e vai da Praça da Encol até o Shopping Iguatemi. "É um percurso bem irregular, com subidas de até 600 m. É ideal para treinar subidas e descidas. Porém é indicado apenas para atletas que já têm um bom condicionamento por conta da dificuldade", salienta. Há banheiros e bebedouros no shopping e na praça, assim como iluminação.



Roda Livre
Especial para o Terra
Fonte: Terra
publicidade