PUBLICIDADE

Dicas dos Experts

Tire os anéis dos dedos antes de corridas longas

24 set 2012 - 07h41
Compartilhar

Lembrar-se de tirar os anéis dos dedos é um pequeno detalhe que pode evitar um grande desconforto durante uma corrida longa. O motivo, explica Pedro Ricardo de Oliveira Mattos, coordenador do grupo de corrida da assessoria esportiva Endurance Runners, de Belo Horizonte (MG), é que durante a prática do exercício há um aumento da circulação periférica do corpo, o que pode causar inchaço nos dedos dos pés e das mãos. Dessa forma, o anel acaba obstruindo a circulação sanguínea, causando incômodo para o corredor. "Há pessoas que podem não sofrer esse inchaço - outras podem sofrer em excesso. Depende da predisposição e do nível de condicionamento de cada um", afirma Pedro, dizendo que a prática regular do esporte faz com que a pessoa tenha uma circulação sanguínea melhor.

Durante a prática do exercício há um aumento da circulação periférica do corpo, o que pode causar inchaço nos dedos dos pés e das mãos
Durante a prática do exercício há um aumento da circulação periférica do corpo, o que pode causar inchaço nos dedos dos pés e das mãos
Foto: Shutterstock / Terra

Em caso de inchaço excessivo do dedo, a ponto de não conseguir retirar o anel, a obstrução da circulação pode ocasionar um problema mais grave, como a necrose ou gangrena, que é a morte do tecido. Uma dica para reverter o quadro é colocar a mão na água gelada, o que causará a constrição das artérias, diminuindo o inchaço do dedo e facilitando a saída do anel.

O ideal é deixar os anéis em casa, mas, caso se lembre de retirá-los já no percurso, coloque-o no bolso da bermuda ou no cadarço do tênis, mas não na parte onde ocorre a amarração, pois pode se soltar e cair.

Roda Livre

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade