0

Respeite o intervalo entre as provas para evitar lesões

21 nov 2012
08h04

A prova é o ápice para o corredor, momento em que ele concentra todo seu aprendizado e força adquiridos durante o período de treino para conquistar sua melhor marca. Na busca por seu objetivo, a exigência física chega ao extremo e por consequência o desgaste também. Por isso, entre uma prova e outra, é necessário que o atleta dê um tempo para que seu corpo possa se recuperar antes de encarar o próximo desafio.

Entre uma prova e outra, é necessário que o atleta dê um tempo para que seu corpo possa se recuperar antes de encarar o próximo desafio
Entre uma prova e outra, é necessário que o atleta dê um tempo para que seu corpo possa se recuperar antes de encarar o próximo desafio
Foto: Getty Images / Terra



Segundo Leandro Macedo, diretor-técnico da assessoria esportiva Treino Top, de Brasília, não respeitar o descanso adequado pode causar lesões, além de comprometer o rendimento do atleta. "Após uma corrida, a imunidade do corredor baixa. Dependendo da distância e da intensidade, ele pode levar até um mês para se restabelecer", comenta. O tempo também é necessário para que a musculatura do atleta se recupere das microlesões geradas na prova. "Se ele forçar novamente sem ter se recuperado adequadamente pode ocorrer uma lesão crônica", acrescenta.



O ideal, orienta o técnico, é fazer uma intervalo de um mês no caso de provas de 5 e 10 km, em se tratando de iniciantes. Para os mais experientes, o período mínimo é de duas semanas. Para os 21 km, a recuperação deve ser de um mês, tanto para iniciantes quanto experientes. Já a maratona é uma prova que deve ser realizada uma vez por ano. "No caso dos mais experientes, é possível fazer duas em um ano. Porém no ano seguinte não devem fazer mais que uma, pois o desgaste é muito grande", salienta.



Roda Livre
Especial para o Terra
Fonte: Terra
publicidade