Atleta português é o primeiro punido por "passaporte biológico"
O fundista português Hélder Ornelas, suspenso por quatro anos pela federação de atletismo do seu país, se transformou no primeiro atleta punido por doping a partir dos dados revelados pelo seu "passaporte biológico", informou a IAAF (Federação Internacional de Atletismo).
» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres
Ornelas, 38 anos, foi pego por doping usando como prova uma série de controles sanguíneos realizados pela IAAF entre dezembro de 2009 e novembro de 2010, no lançamento do programa "Passaporte Biológio do Atleta".
O programa consiste em um acompanhamento das características sanguíneas do atleta durante um período de tempo a fim de estabelecer um perfil individualizado cuja variação pode indicar o uso de substâncias ou métodos proibidos para melhorar o rendimento.
O perfil hematológico de Ornelas foi apontado como "anormal" em maio de 2011, por isso ele se tornou objeto de pesquisa. Os dados foram submetidos à avaliação de três hematologistas que, por unanimidade, concluíram que não havia explicação para as anormalidades que não o uso de substâncias ou métodos proibidos.
A IAAF abriu processo e enviou o caso à Federação Portuguesa, recomendando quatro anos de suspensão. Depois de 10 meses, a entidade nacional corroborou à decisão. "A suspensão está em linha com a velha postura da IAAF de endurecer a punição para a primeira infração em casos graves de doping", divulgou o órgão internacional de atletismo.
Ornelas não recorreu a Corte Arbitral do Esporte (CAS), por isso, a suspensão é definitiva. O presidente da IAAF, Lamine Diack, aproveitou o caso para deixar uma mensagem aos atletas. "O passaporte biológico não é um mero conceito, mas um método efetivo para identificar e caçar os que pensam que o doping é a única via para o sucesso."
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.