Paranaense não vale nada? Athletico inicia centenário com título e diante da torcida
A vitória por 3×0 sobre o Maringá, no último sábado (6), na Ligga Arena, deu ao Athletico o bicampeonato paranaense....
A vitória por 3×0 sobre o Maringá, no último sábado (6), na Ligga Arena, deu ao Athletico o bicampeonato paranaense. Um título que coroa um ano que entrará para a história do clube, afinal, foi uma conquistada justamente na temporada do centenário, que veio poucas semanas após o aniversário e que não passará em branco.
O Furacão ainda disputa em 2024 a Copa Sul-Americana, Brasileirão e Copa do Brasil. A meta é faturar um destes torneios, mas, sem garantia nenhuma que isso vá acontecer. Ou seja, por menos importante que seja um Estadual - embora a festa da torcida no estádio diga o contrário -, ter um título nos 100 anos foi fundamental.
Mais do que isso, a taça foi erguida em casa, diante do torcedor. E, mesmo que outros campeonatos sejam conquistados, pode ser que todos venham em jogos fora de casa. No Brasileirão, sem uma final, o titulo pode ser alcançado em uma rodada fora de casa, assim como uma eventual final de Copa do Brasil. Nas três vezes em que chegou à decisão do mata-mata (2013, 2019 e 2021), somente na última fez o jogo de volta em casa. Nas outras edições, inclusive quando foi campeão (2019), fez a festa no Beira-Rio.
Sul-Americana longe de casa
Sem falar na Sul-Americana. A Ligga Arena foi uma das candidatas a receber a decisão entre 2021 e 2023. Para 2024 ainda não há um local definido. Como a final da Libertadores será na Argentina, o Brasil poderia receber a grande final, o que nunca aconteceu.
Porém, até o momento, a CBF não enviou nenhuma candidatura, embora a Conmebol considere o estado de São Paulo como uma alternativa. Outra possibilidade é que a decisão aconteça no Chile. O país demonstrou interesse em receber a partida no estádio municipal Ester Roa, que fica na cidade de Concepción, que fica a 430 quilômetros de Santiago. O local tem capacidade par 30 mil pessoas e foi modernizado em 2015, para receber a Copa América.
De qualquer forma, a Arena Mario Celso Petraglia, ao que tudo indica, está fora do radar da CBF e da Conmebol. O que faria com que o Athletico, caso chegue à final, tenha que se deslocar, não podendo repetir o feito de 2018, quando faturou o torneio diante da sua torcida, ao bater o Junior Barranquilla nos pênaltis.
Athletico volta a comemorar título em casa
Aliás, o Athletico vem se especializando em ser campeão longe de casa. Foi assim em suas maiores conquistas, como o Brasileirão de 2001, a Copa do Brasil de 2019 e a Sul-Americana de 2021, quando derrotou o Red Bull Bragantino jogando no Uruguai.
Somente a decisão continental de 2018 foi na Ligga Arena. Por outro lado, recentemente os Estaduais foram, na maioria, celebrados com a torcida. Das últimas dez conquistas, sete foram em casa. Apenas em 2002, 2016 e 2020 a festa foi no estádio dos rivais.
O que aumenta ainda mais a relevância deste Paranaense ter sido faturado no ano do centenário e com estádio lotado. Uma marca para iniciar os 100 anos com moral e ir em busca de mais conquistas.