PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Athletico: Estátua de Sicupira será inaugurada nesta sexta-feira

Lançamento será em frente à Ligga Arena, no dia de aniversário de 80 anos do 'Craque da 8'

10 mai 2024 - 10h27
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos maiores ídolos da história do Athletico - se não o maior -, Barcímio Sicupira receberá uma das maiores homenagens já feita para ele. Nesta sexta-feira (10), às 15h30. será inaugurada a estátua do ex-jogador e comentarista esportivo. A estátua ficará localizada na praça Afonso Botelho, em frente à Ligga Arena.

E a data para a homenagem não poderia ser outra. Nesta sexta, Sicupira completaria 80 anos. O 'Craque da 8', como era chamado, faleceu no dia 7 de novembro de 2021.

O processo de criação da escultura demorou quase um ano e contou com a aprovação da família de Sicupira, que acompanhou de perto cada etapa do projeto. A estátua tem quase dois metros de altura e pesa 130 quilos de bronze. A arte foi produzida pelo artista Rafael Sartori.

Estarão presentes na homenagem Luiz Carlos Martins e Marcelo Ortiz. Os dois representação a Banda B no evento. Sicupira trabalhou como comentarista da rádio de 1999 até 2021.

Carreira de Sicupira

Natural da Lapa, Sicupira iniciou a sua carreira no Ferroviário, em 1962, e foi para o Botafogo dois anos mais tarde. Ele atuou ao lado de craques da época, como Garrincha, Zagallo, Nilton Santos, Jairzinho e outros renomados. O meia-atacante ficou por três anos no time da Estrela Solitária e, depois, foi para o Botafogo de Ribeirão Preto, onde ficou por um ano.

Em 1968, então, chegou ao Athletico. Logo em sua estreia, em uma partida contra o São Paulo, fez um gol de rara beleza, acertando uma bicicleta da entrada da área, jogada que acabou virando uma de suas principais características. Artilheiro nos Campeonatos Paranaenses de 1970 e de 1972, o "Bigode" recebeu uma proposta e atuou durante o restante da temporada de 72 no Corinthians, ao lado de Rivelino.

No final da disputa do Brasileirão, Sicupira voltou ao Furacão para encerrar a sua carreira em 1975, com apenas 31 anos, atingindo a importante marca de 158 gols pelo Furacão. Até hoje, ele é o maior artilheiro da história do clube.

Projeto da estátua começou em 2023 e, um ano depois, será inaugurada.
Projeto da estátua começou em 2023 e, um ano depois, será inaugurada.
Foto: Ricardo Marajó/SMCS / Banda B
Banda B
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade