Athletico: Estátua de Sicupira será inaugurada nesta sexta-feira
Lançamento será em frente à Ligga Arena, no dia de aniversário de 80 anos do 'Craque da 8'
Um dos maiores ídolos da história do Athletico - se não o maior -, Barcímio Sicupira receberá uma das maiores homenagens já feita para ele. Nesta sexta-feira (10), às 15h30. será inaugurada a estátua do ex-jogador e comentarista esportivo. A estátua ficará localizada na praça Afonso Botelho, em frente à Ligga Arena.
E a data para a homenagem não poderia ser outra. Nesta sexta, Sicupira completaria 80 anos. O 'Craque da 8', como era chamado, faleceu no dia 7 de novembro de 2021.
O processo de criação da escultura demorou quase um ano e contou com a aprovação da família de Sicupira, que acompanhou de perto cada etapa do projeto. A estátua tem quase dois metros de altura e pesa 130 quilos de bronze. A arte foi produzida pelo artista Rafael Sartori.
Estarão presentes na homenagem Luiz Carlos Martins e Marcelo Ortiz. Os dois representação a Banda B no evento. Sicupira trabalhou como comentarista da rádio de 1999 até 2021.
Carreira de Sicupira
Natural da Lapa, Sicupira iniciou a sua carreira no Ferroviário, em 1962, e foi para o Botafogo dois anos mais tarde. Ele atuou ao lado de craques da época, como Garrincha, Zagallo, Nilton Santos, Jairzinho e outros renomados. O meia-atacante ficou por três anos no time da Estrela Solitária e, depois, foi para o Botafogo de Ribeirão Preto, onde ficou por um ano.
Em 1968, então, chegou ao Athletico. Logo em sua estreia, em uma partida contra o São Paulo, fez um gol de rara beleza, acertando uma bicicleta da entrada da área, jogada que acabou virando uma de suas principais características. Artilheiro nos Campeonatos Paranaenses de 1970 e de 1972, o "Bigode" recebeu uma proposta e atuou durante o restante da temporada de 72 no Corinthians, ao lado de Rivelino.
No final da disputa do Brasileirão, Sicupira voltou ao Furacão para encerrar a sua carreira em 1975, com apenas 31 anos, atingindo a importante marca de 158 gols pelo Furacão. Até hoje, ele é o maior artilheiro da história do clube.