Atlético-MG vence em São Januário, e Vasco vai passar Copa do Mundo no Z4
Galo fez uma partida correta, aproveitou erros vascaínos, e conquistou três pontos na Colina
Na última rodada do Brasileirão antes da pausa para a Copa do Mundo, o Atlético-MG mostrou mais uma vez que está em evolução sob o comando de Eduardo Domínguez. Em São Januário, o Galo aproveitou os erros do Vasco e venceu o Cruzmaltino por 1 a 0, gol de Victor Hugo, de cabeça, ainda no primeiro tempo de partida.
Com a derrota, o Vasco vai passar a Copa do Mundo dentro da zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 20 pontos, um a menos que o Grêmio, primeiro time fora do Z4. Já o Atlético está na 9ª colocação, com 24 pontos, encostando de vez no pelotão que briga para entrar no G5.
Início quente
A tarde de sol deste domingo em São Januário iluminou um primeiro tempo de muita movimentação e tensão. De um lado, o Vasco que queria evitar um resultado ruim para não passar a Copa do Mundo na zona de rebaixamento. Do outro, o Atlético que queria seguir dando respostas ao trabalho de Eduardo Domínguez. Por isso, a partida foi de trocação. Rojas, logo nos primeiros minutos, teve uma chance grande, mas parou em Everson. Já o Galo assustou com Reinier, que obrigou Léo Jardim a fazer uma bela defesa.
Galo na frente!
A pressão da torcida por uma atuação melhor fez o Vasco perder concentração e errar lances que estavam dando certo. Com isso, o Galo cresceu na partida e saiu na frente no marcador com a bola parada. Em escanteio cobrado com perfeição por Bernard, o zagueiro Victor Hugo foi no terceiro andar e testou sem chances para Léo Jardim. Galo em vantagem.
Vasco martela, mas não fura
Na volta do intervalo, a tônica da partida foi determinada logo nos primeiros ataques. O Vasco dominou as ações e tentava de todas as formas buscar espaços para o gol de empate, e posteriormente uma possível virada. Por outro lado, o Galo baixou as linhas e apostou na transição rápida para tentar fazer o segundo e matar o jogo.
Chutes de fora da área, cruzamentos, cabeçadas, lances de frente com o goleiro… O Vasco tentou de todas as formas, mas parecia sempre existir a presença de um marcador com a camisa do Atlético para bloquear as finalizações. Bruno Lopes foi quem teve a melhor chance, cara a cara com Everson, mas o goleiro levou a melhor.
Próximos compromissos
Após a pausa da Copa do Mundo, o Vasco volta a entrar em campo na semana do dia 22 de julho, diante do Independiente Medellín-COL, pelo playoff da Copa Sul-Americana. Já o Atlético-MG vai receber o Bahia, na Arena MRV, na mesma semana, mas pelo Brasileirão.
VASCO 0x1 ATLÉTICO-MG
Brasileirão 2026 - 18ª rodada
Data: 31/5/2026, 16h (de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Público presente: 20.133 pessoas
Renda: R$ 782.797,00
Gol: Vitor Hugo (32'/1T, 0-1)
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez (Paulo Henrique, 35'/2T), Cuesta, Robert Renan e Cuiabano; Barros, Thiago Mendes, Adson (Zuccarello, 35'/2T) e Johan Rojas (Bruno Lopes, 24'/2T); Nuno Moreira (David, 13'/2T) e Spinelli. Técnico: Renato Gaúcho.
ATLÉTICO-MG: Éverson; Natanael, Iván Román, Lyanco, Vitor Hugo e Renan Lodi (Kauã Pascini, 35'/2T); Tomás Pérez, Victor Hugo (Alexsander, 18'/2T) e Bernard (Cisse, 18'/2T); Cuello e Reinier (Cauã, 35'/2T). Técnico: Eduardo Domínguez.
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Cauan Barros (VAS), Iván Román (CAM)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.