Rio - Os triatletas brasileiros Fernanda Keler e Rivaldo Martins participarão neste sábado do Mundial de Ironman, que será disputado na Iha de Kailua-Kona, no Havaí. Especialistas em provas de longas distâncias terão de percorrer os 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida enfrentando calor intenso, fortes ventos e mar agitado.
A niteroiense Fernanda Keller, que está completando 20 anos de carreira e disputará pela 15ª vez consecutiva a prova no Havaí, é recordista sul-americana da distância com 9h14min, marca conquistada este ano, no Ironman de Florianópolis. Uma das favoritas ao pódio, conquistou seis vezes o bronze na competição (1994/95/97/98/99/2000).
Já Rivaldo Martins, um santista radicado em Brasília, que em julho bateu pela terceira vez seguida o recorde de Ironman (10h10min) na categoria amputados, na Alemanha, participará pela segunda vez da competição no Havaí, considerada a mais difícil da modalidade.
“O pior é o forte vento no ciclismo e o calor intenso na corrida. Grande parte da prova você faz ao lado de lava de vulcão solidificada, que absorve muito calor”.
Por semana, o triatleta estava nadando cerca de 10 km, pedalando 700km e correndo 75 km. Rivaldo, que usa uma prótese na perna esquerda para competir (no ciclismo e na corrida), participou do Ironman do Havaí em 1990, mas as recordações não são boas. Caiu na etapa do ciclismo e sua prótese quebrou, sendo obrigado a abandonar a prova durante a maratona.
“Desta vez as coisas serão diferentes. Estou bastante confiante”.