Rio - O Brasil estréia no IV Mundialito de Futsal diante de um dos seus mais tradicionais rivais sul-americanos: a seleção do Uruguai, às 21h desta terça-feira, na quadra do Centreventos Cau Hansen em Joinville (SC), pelo grupo A, que ainda tem a seleção da República Checa, que estará de folga.
A Seleção Brasileira busca o tetracampeonato da competição. No jogo de abertura do campeonato, a partir das 19h30, Portugal enfrenta a Costa Rica, pela chave B, que conta ainda com a Argentina, que folgará nesta rodada inicial.
A grande novidade da Seleção será a estréia do técnico Ferretti no comando da equipe. O próprio treinador admite que apesar de ser um sonho dirigir o Brasil, isso ainda não fazia parte de seus planos nem em longo prazo. Apesar do pouco tempo que teve para treinar (a equipe realizou apenas dois treinos na véspera do jogo), o novo treinador quer colocar em prática sua filosofia de jogo já na primeira partida.
Em suas três primeiras edições, o Mundialito de Futsal foi disputado em quadras cariocas. Agora, pela primeira vez, o campeonato será realizado no estado de Santa Catarina. Nas três edições anteriores (1995, 1996 e 1998) o Brasil sagrou-se campeão. Além da equipe "Canarinho", a seleção da Argentina também participou de todas as edições e sua melhor colocação foi o vice-campeonato na última disputa. As demais seleções estarão competindo pela primeira vez no Mundialito.
Dos doze jogadores da Seleção Brasileira, somente os alas Manoel Tobias e Fininho participaram de todas as edições anteriores do Mundialito e agora estarão na luta pelo tetracampeonato.