PUBLICIDADE

Festas juninas: saiba como curtir o arraiá sem furar a dieta

Especialista dá dicas para aproveitar as festas juninas de forma equilibrada e manter a dieta saudável

10 jun 2024 - 16h33
(atualizado às 20h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Junho chegou e com ele, a fogueira acesa, as bandeirinhas e o cardápio mais aguardado do ano: as delícias de festa junina! Para quem está buscando uma alimentação mais saudável e principalmente, baixa em caloria, a temporada pode parecer um desafio, mas não precisa ser, viu?

Segundo o médico Rodrigo Schröder, pós-graduado em Nutrologia Esportiva e Medicina do Esporte, é possível manter a saúde em dia sem deixar de aproveitar. O primeiro segredo, como sempre, é a moderação. Além disso, evitar algumas combinações como estratégia pode ser uma solução para "conter danos". Abaixo, o especialista elencou algumas dicas para curtir o arraiá de forma saudável. Confira:

1. O doce não precisa ser banido

De acordo com o médico, dá sim para escolher uma sobremesa, mas é importante optar por receitas menos processadas e com menos açúcar adicionado. "Nesse sentido, a canjica e a paçoca tendem a ser melhores opções do que bolos e doces industrializados. Ainda assim, é importante lembrar que esses itens também devem ser consumidos com moderação", alerta.

2. Troque o quentão pelo vinho quente

Em vez do quentão - que é rico em calorias - opte pelo vinho quente. "O vinho contém menos açúcar e mais compostos antioxidantes", conta Rodrigo. Mas isso não significa que está totalmente liberado. O médico também afirma que bebida alcoólica em nenhuma quantidade é considerada saudável.

Agora, se você já exagerou, existem alguns cuidados para fugir da ressaca. "É fundamental beber água em abundância, evitar fumar e descansar adequadamente. Suplementos como vitamina B e enzimas também podem ajudar", recomenda o especialista.

3. Pré-treino em clima junino 

O cardápio festivo é tão diversificado que pode virar até pré-treino, sem precisar sair do clima nem na hora de ir para a academia. "Uma opção inusitada de pré-treino inspirada na comida típica seria uma vitamina de milho verde. Ela fornece carboidratos, fibras e nutrientes que podem dar um impulso saudável antes da atividade física. Outra alternativa é uma barra de cereal caseira com ingredientes típicos, como castanha-de-caju e amendoim", diz Rodrigo. 

Outros cuidados essenciais 

  • Divida o seu prato principal destinando metade dele para as opções mais saudáveis, como grãos integrais ou o milho cozido;
  • Beba água adequadamente antes, durante e após as refeições para facilitar a digestão;
  • Evite repetir, moderando assim a ingestão calórica;
  • Evite combinar frituras e doces, porque pode piorar a retenção de líquidos e sensação de inchaço;
  • Também é importante evitar combinar alimentos muito ricos em gordura com alimentos muito ricos em carboidratos, pois isso pode atrapalhar a digestão.
Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade