Black Friday: Procon-SP recebe 900 reclamações sobre compras
Desde a última sexta-feira (25), dia oficial da Black Friday, o Procon de São Paulo registrou 899 reclamações de consumidores com compras realizadas nesta data. Sendo assim, 32% das reclamações são referentes a atrasos ou não entrega dos produtos adquiridos. Já os falsos descontos são o alvo de 11,57% das reclamações, e 11,23% dizem respeito […]
Desde a última sexta-feira (25), dia oficial da Black Friday, o Procon de São Paulo registrou 899 reclamações de consumidores com compras realizadas nesta data.
Sendo assim, 32% das reclamações são referentes a atrasos ou não entrega dos produtos adquiridos. Já os falsos descontos são o alvo de 11,57% das reclamações, e 11,23% dizem respeito a produtos ou serviços entregues de forma diferente do prometido. Há ainda 10,46% de queixas por mudança de preço ao finalizar a compra.
Vale destacar que, cinco grandes empresas brasileiras de varejo concentram 24,47% das reclamações. O Procon tem ainda uma lista de páginas na internet que já foram identificadas por serem falsas ou oferecerem ofertas enganosas.
Nesse contexto, o Procon sugere que antes de realizar a compra, o consumidor deve verificar os dados da empresa, como por exemplo, a consulta ao cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) na página da Receita Federal.
Outra sugestão é verificar se a empresa tem histórico ou foi criada há poucos dias. Por fim, o Procon alerta ainda para a necessidade de verificar os dados do boleto bancário ou pix, antes de concluir o pagamento.