PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Como falar bem em público no ambiente online?

As situações de exposição de fala – entrevistas, reuniões, exposições orais e tantas outras – tiveram que migrar rapidamente para o online.

28 mai 2020 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Olá, Speaker!

As situações de exposição de fala – entrevistas, reuniões, exposições orais e tantas outras – tiveram que migrar rapidamente para o ambiente online, o que acabou pegando MUITAS pessoas de surpresa.

Conferências que aconteceriam presencialmente foram remarcadas para plataformas digitais. Defesas de trabalhos, como os Trabalhos de Conclusão de Curso, passaram a acontecer via web. Entrevistas de emprego, que, antes, seriam feitas in loco acontecem de maneira remota. Aulas e cursos também migraram para o formato digital.

Esse é o que muita gente tem chamado de “novo normal”. E, mesmo que as mudanças que vivemos agora, nesses tempos de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, não venham para ficar, é preciso nos acostumarmos a elas. Pelo menos, por enquanto. 

Pensando nisso e diante de tantas dúvidas que chegam para a nossa equipe, separei algumas técnicas de como falar bem em público no ambiente online. Confira e adapte-se!

Foto: Shutterstock

Prepare-se com antecedência

A preparação prévia sempre é importante, seja no ambiente digital ou não. Separe um tempo para pesquisar sobre o assunto do qual falará. Se for algo que você já domina, é interessante procurar, pelo menos, as últimas novidades em relação a ele e a opinião de outros especialistas.

Preparar-se também significa organizar suas ideias, priorizar dados e pensar nas melhores estratégias para atingir o seu público, sempre de acordo com o perfil dessa audiência.

Adapte o seu conteúdo ao formato digital

Se você já tinha planejado o seu conteúdo para uma situação de exposição de fala que aconteceria de forma presencial, é indispensável adaptá-lo ao formato online. Caso ainda não tenha preparado o seu conteúdo, trate de pensar nele já adequando-o a esse ambiente.

E quais são as especificidades do online? Vejamos algumas:

  • Ser (ainda mais) assertivo
  • Criar uma interação direta com o público
  • Utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor
  • Pensar no enquadramento

Atente-se para a parte técnica

Em exposições orais “tradicionais”, por assim dizer, também é preciso atentar-se para a parte técnica: checar cabos, microfones e projetores de slides, se for o caso. Se acontecerem imprevistos técnicos, o comunicador consegue prosseguir a sua fala, mesmo que não seja essa a situação ideal.

No ambiente online, por sua vez, se houver problemas na conexão à internet, no microfone, na câmera ou na plataforma, dificilmente a apresentação poderá acontecer de forma satisfatória.

Por isso, vale a pena testar sua internet, microfone e câmera com antecedência. Da mesma maneira, ingressar à plataforma na qual acontecerá a apresentação (Skype, Zoom ou Hangouts, por exemplo) é importante para garantir que tudo aconteça como o esperado.    

Saiba interagir com o seu público

Em uma apresentação presencial, conquistar a atenção do público também é um desafio. Mas, no ambiente online, esse reto é ainda maior. Afinal, a audiência pode facilmente fechar a janela da conversa e navegar por outros sites. Em outras palavras, na web, a concorrência é ainda mais acirrada.

Por isso mesmo, é preciso saber interagir com o seu público. É muito fácil (principalmente no online) transformar uma apresentação em um monólogo, isto é, não deixar que os outros participem ativamente.

Quanto a isso, vale a pena pensar na comunicação como um jogo de pingue-pongue: para que a partida aconteça, a bola tem que ir e vir todo o tempo.

Dê atenção para a linguagem não-verbal

A linguagem não-verbal é fundamental em qualquer processo comunicativo, já que também nos expressamos através de nossa voz, nossos gestos, postura, olhares e expressões faciais. Logo, no ambiente digital isso não é diferente.

Para falar bem em público no ambiente online, trate de gesticular equilibradamente. Quanto à voz, encontre um tom, um volume e um ritmo de fala confortáveis – tanto para você quanto para o seu público.

Ainda nesse aspecto não-verbal, garanta que suas expressões faciais estejam em harmonia com o conteúdo da sua fala, rompendo com a ideia de que manter-se neutro todo o tempo é a melhor ideia. Não é!

Encontre um enquadramento ideal

O enquadramento é tudo aquilo que você decide mostrar às pessoas durante uma apresentação online, ou seja, tudo aquilo que a sua câmera transmitirá aos demais. E esse enquadramento deve ser equilibrado.

O que isso quer dizer? Um enquadramento muito aberto (que mostre toda a sua sala, por exemplo) não é ideal. Quanto mais aberto é o enquadramento, mais distrações haverá.

Por outro lado, um enquadramento muito fechado (que mostre apenas parte do seu rosto, por exemplo) também não é eficiente, já que não inclui seus gestos ou expressões faciais por completo.

Uma boa opção é pensar no enquadramento que enfoque desde a altura dos seus cotovelos até um pouco acima da sua cabeça, mostrando, assim, os seus gestos, sua postura e suas expressões faciais.

Para receber outras dicas de como agir no ambiente online, entre em contato com a The Speaker!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade