PUBLICIDADE

Blog The Speaker

A oratória é cada vez mais requisitada nas profissões

Quem está tentando ingressar no mercado de trabalho se depara com uma série de exigências. Uma delas desponta: a oratória.

5 dez 2018 - 07h00
(atualizado às 23h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Por que a oratória é um recurso cada vez mais requisitado no âmbito profissional?

Speakers! Tudo bem? Espero que sim!

Quem está tentando ingressar no mercado de trabalho se depara com uma série de exigências. E essa lista com os requisitos necessários para conseguir um emprego parece crescer a cada dia, não é verdade?

Da mesma forma, aqueles que já têm um emprego, especialmente dentro de alguma organização, precisam aprimorar suas próprias habilidades constantemente, para que se mantenham atualizados e aptos para cumprir tudo o que é requisitado no âmbito profissional.

Entre essas muitas habilidades, a oratória tem se tornado uma das mais importantes, já que, hoje, a comunicação extrapolou as barreiras de quando supostamente era restrita a apenas algumas profissões e passou a ser ponto central de praticamente todas as atividades.

Por tudo isso, hoje vou falar um pouco mais sobre os porquês que fazem da oratória um recurso (ou uma habilidade, se preferirem) tão requisitada entre os profissionais. Vamos lá?

Comunicação interna é importante em todas as profissões

Seja na área da saúde, seja na arquitetura ou dentro de uma empresa de engenharia, por exemplo, a comunicação interna SEMPRE tem um papel indispensável para que a máquina corporativa, como se costuma dizer, possa funcionar de modo eficaz.

Sendo assim, justamente pensando em prol de toda a empresa, opta-se cada vez mais por profissionais capazes de se expressar de forma assertiva, já que, hoje, ficou explícita a necessidade de ter uma boa comunicação pessoal para integrar uma equipe de trabalho (e que essa equipe se comunique bem entre si e com as demais).

Além disso, cresce o número de empresas que apostam em equipes interdisciplinares, com profissionais de áreas distintas trabalhando juntos na execução de um mesmo projeto. Nessas equipes, a necessidade de profissionais capazes de dialogar com pessoas de Know-hows diferentes se faz ainda maior.

Foto: Shutterstock

O diálogo com os clientes é, hoje, um diferencial

Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo, certo? São muitas marcas direcionadas para públicos muito parecidos. Dessa forma, na hora de conseguir novos clientes e fidelizar os atuais, o diálogo que se faz entre empresas e tais clientes é mais que essencial.

Nesse aspecto em particular, a oratória é uma grande aliada, já que, no diálogo com clientes, geralmente está implícita a necessidade de saber se expressar com leigos, ou, em outras palavras, com pessoas que não têm necessariamente a mesma formação.

Sendo assim, um dos motivos centrais que fazem com que a oratória seja tão requisitada como habilidade hoje em dia é exatamente isso: integrar profissionais capazes de realizar o diálogo técnico com leigos e, ao mesmo tempo, que consigam representar a própria marca da melhor forma possível.

O diálogo com clientes já não se restringe às áreas de atendimento ou pós-atendimento, já que a proximidade com esses clientes tem sido uma aposta para garantir a estabilidade e o crescimento das empresas de diferentes ramos.

Não basta ter sucesso, é preciso saber falar sobre ele

Não são raras as vezes em que eu repito isso para os meus clientes: hoje, alcançar bons resultados não é suficiente, é necessário saber falar sobre eles, tanto para seus chefes, como para clientes ou outras empresas.

Isso acontece porque o mercado mudou, e a relação com outras marcas e com os clientes, também. Será preciso falar sobre bons resultados em apresentações ou reuniões e, por isso, a habilidade de abordar esses resultados se faz presente no meio corporativo.

Essa realidade é, em prática, uma espécie de “reação em cadeia”. Quanto mais um profissional alcança bons resultados, mais ele se torna bem-sucedido em sua profissão e, assim, mais terá que se acostumar a fazer apresentações para colegas, clientes, investidores, chefes...

Basicamente, se você quer se destacar na sua profissão, seja ela qual for, será preciso – sim ou sim – dedicar um tempo para aprimorar as suas habilidades de comunicação. Uma das formas mais eficazes para isso é fazer um treinamento em oratória, trabalhando as técnicas indispensáveis para uma boa comunicação e praticando como usá-las no seu dia a dia.

Precisa de ajuda? Fale com a The Speaker!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade