0

A oratória dos professores marcantes e inspiradores

Professores marcantes e inspiradores costumam ter algo em comum: a habilidade de se comunicar com seus alunos de uma forma atrativa.

25 nov 2019
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Já imaginou fazer apresentações em público todos os dias e, inclusive, várias vezes por dia?

Pois bem, os professores vivem uma rotina que está bem próxima a isso. Afinal, são profissionais que lidam o tempo inteiro com situações de exposição de fala e sabem que, do seu diálogo com as outras pessoas (o seu grupo de alunos), depende o sucesso ou insucesso do seu trabalho.

A oratória e suas técnicas principais devem ser habilidades desenvolvidas e aprimoradas por todos os profissionais, seja qual for a área e o cargo nos quais atuam. No entanto, algumas profissões – como a de ser um professor/educador – têm a oratória como fator intrínseco, ou seja, dependem diretamente do domínio dessas habilidades em seu dia a dia.

Professores marcantes e inspiradores costumam ter algo em comum: a habilidade de se comunicar com seus alunos de uma forma atrativa, compreendendo as mudanças pelas quais vem passando a forma de produzir e transmitir conhecimento e se adaptando a elas. E, nesse sentido, a oratória tem um papel fundamental.

Neste artigo, o nosso foco está em abordar a oratória de professores marcantes, com técnicas e dicas para que você, professor, possa impulsionar a forma como se comunica com seus estudantes e ser cada vez mais inspirador! Boa leitura!

Foto: Shutterstock

Professores marcantes sabem contar boas histórias!

O termo storytelling tem sido muito abordado nos últimos anos, mas, para os professores, a capacidade de transformar conteúdos em histórias vem de longa data.

As grades curriculares de colégios e faculdades costumam ser muito parecidas, no entanto, a percepção que os alunos têm de determinado conteúdo pode ser completamente diferente uma da outra, dependendo do perfil do professor que transmite esse conteúdo.

Professores marcantes logram contar histórias ou, em outras palavras, transmitir conteúdos através de narrativas que se aproximem da realidade dos alunos e, desse modo, possam ser melhor assimilados por eles.

Professores marcantes sabem ouvir os seus alunos!

As tecnologias mudam a forma como as pessoas vivem, como se comunicam uma com as outras e como produzem e transmitem conhecimento. Por isso mesmo, os professores precisam se adaptar a essas mudanças e compreender que certos modelos de ensino já não são eficientes como eram no passado.

A ideia do professor como o único dono do conhecimento (dentro da sala de aula) já ficou démodé. Hoje, já se entende que cada aluno traz consigo saberes vindos de suas experiências e leituras e que, por essas e outras razões, a produção de conhecimento já não é unilateral, mas, sim, compartilhada.

Nesse sentido, professores marcantes são aqueles que escutam seus alunos, que abrem espaço para discussões e diálogos e que, em suma, compreenderam que comunicação é troca.

Professores marcantes planejam suas aulas!

Sim! Ainda que tenham décadas de experiência e sigam ensinando o mesmo conteúdo ano após ano, professores marcantes planejam suas aulas com antecedência, buscando novidades em relação ao assunto e trazendo, para a sala de aula, algo que está além dos livros.

Planejar as aulas é, justamente, lapidar a forma como determinado conteúdo será transmitido para os alunos, evitando, com isso, que todas as aulas sejam iguais e, consequentemente, massivas e pouco inspiradoras para os estudantes.

Dedicar um tempo para esse planejamento fará toda a diferença para aproveitar melhor as aulas e, consequentemente, ter uma melhor experiência de troca com os alunos que delas fazem parte.

Professores marcantes se comunicam como líderes!

Entender qual é o papel do professor é algo fundamental para ser marcante e inspirador. O professor é (ou deveria ser) um facilitador entre os estudantes e o conhecimento e, por isso mesmo, deve atuar como um líder.

Bastam poucos cliques na web e os estudantes podem se informar sobre praticamente tudo. O professor, portanto, precisa trazer um algo mais e otimizar o aprendizado do seu grupo de alunos, para que o acesso seja à informações de qualidade.

Ao atuar como um líder – ou seja, como alguém que impacta positivamente o rendimento e o amadurecimento dos demais –, o professor se torna inspirador e pode, a partir disso, fazer uma grande diferença na vida desses futuros profissionais.

 

A comunicação, como vimos, é um pilar essencial para os professores. Como professor, é indispensável, portanto, aprimorar as habilidades de oratória para lograr desempenhar a atividade da melhor maneira possível!

 

 

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/storytelling-oratoria/

The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade