Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz que vai se encontrar com Xi e falar sobre a soja americana, que a China parou de comprar

"Os produtores de soja do nosso país estão sendo prejudicados porque a China, por razões de 'negociação', não está comprando", disse o presidente americano em sua rede

1 out 2025 - 16h06
(atualizado às 16h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A crise dos produtores de soja americanos decorrente da guerra comercial dos EUA com a China empreendida pela Casa Branca foi tema de uma publicação do presidente Donald Trump em sua rede, a Truth Social, nesta quarta-feira, 1º.

No texto, Trump afirma que em quatro semanas vai se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, e que a soja será um dos principais temas.

A soja vinha sendo nos últimos anos o maior produto americano exportado para a China em termos de valor, com US$ 12,6 bilhões no ano passado. Mas, com o início da colheita de outono (no hemisfério norte) em todo o território americano — 9% da soja plantada havia sido colhida até a penúltima semana de setembro —, o país que comprou 52% de todas as exportações de soja dos EUA no ano passado está completamente ausente.

Na publicação em sua rede social, Trump começa dizendo que "Os produtores de soja do nosso país estão sendo prejudicados porque a China, por razões de 'negociação', não está comprando".

Em seguida, o presidente americano diz que "ganhamos tanto dinheiro com tarifas que vamos pegar uma pequena parte desse dinheiro e ajudar nossos produtores". E acrescenta, e letras maiúsculas e ponto de exclamação ao final: "Nunca deixarei nossos agricultores na mão".

Trump também criticou o democrata que o antecedeu: "O sonolento Joe Biden não fez cumprir nosso acordo com a China, onde eles comprariam bilhões de dólares de nossos produtos agrícolas, mas principalmente soja. Tudo vai dar muito certo".

De novo com letras maiúsculas, recurso frequente em suas postagens, ele escreve "Eu amo nossos patriotas, e todo agricultor é exatamente isso!". Por fim, ele informa que vai se encontrar com o presidente Xi, da China, em quatro semanas, e a soja será um dos principais tópicos de discussão.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade