Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tarifaço: Motta elogia pacote, enquanto Alcolumbre diz que não houve conversa para aprovação da MP

Presidente da Câmara diz que 'há causas que devem transcender preferências partidárias e ideológicas'

13 ago 2025 - 17h02
(atualizado às 19h45)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou reconhecer a importância da medida provisória (MP) publicada pelo governo Lula nesta quarta-feira, 13, para socorrer as empresas afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse não ter visto o conteúdo da medida e afirmou que não houve conversa com o governo Lula sobre apoio para a aprovação do texto no Congresso.

"Há causas que devem transcender as preferências partidárias ou ideológicas", publicou Motta na rede social X (antigo Twitter). Ele apontou que o Parlamento é "parceiro do Brasil", lembrando a aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica.

"Nosso empenho por soluções que protejam empresas, trabalhadores e consumidores brasileiros seguirá inabalável. O Brasil não pode parar", escreveu.

Presidente da Câmara reconheceu importância da MP publicada pelo governo Lula nesta quarta-feira, 13, e disse que o Parlamento é ‘parceiro do Brasil’
Presidente da Câmara reconheceu importância da MP publicada pelo governo Lula nesta quarta-feira, 13, e disse que o Parlamento é ‘parceiro do Brasil’
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Como mostrou a Coluna do Estadão, o Palácio do Planalto avalia que o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, permitiu um "armistício" entre Motta e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o mal-estar gerado pelo veto do petista ao aumento do número de deputados e pelo embate sobre as mudanças na alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Já Alcolumbre, perguntado se apoiará a MP, respondeu não ter visto o conteúdo.

"Não houve nenhuma conversa em relação a uma medida provisória que foi editada e que o conjunto dos senadores e dos deputados não têm conhecimento do teor. A nossa presença, minha e do presidente [da Câmara] Hugo Motta, foi apenas para participar de um ato que é relevante em defesa dos empregos, empresas brasileiras e foi por isso que fui participar", disse a jornalistas.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade