S&P e Nasdaq caem enquanto mercados assimilam gastos de Big Techs com IA
O S&P 500 devolveu os ganhos iniciais e o Nasdaq caía 1% nesta quinta-feira com os investidores avaliando os resultados das megacaps do setor de tecnologia, que apontaram para outro aumento nos gastos com IA, enquanto o Federal Reserve manteve os juros como amplamente esperado.
A Microsoft tinha queda de 11,3%, pesando sobre o Nasdaq, já que sua receita de nuvem não impressionou, alimentando temores de que os gastos elevados por trás de sua aliança com a OpenAI não estejam se traduzindo em monetização com rapidez suficiente.
Também pesava sobre o índice a queda nas ações de software, após a SAP apresentar uma perspectiva cautelosa para a nuvem. A queda de quase 10% da ServiceNow após a divulgação de seus resultados aprofundava as preocupações dos investidores de que as empresas de software tradicionais correm o risco de perder terreno para a crescente concorrência das empresas de IA.
A Salesforce perdia 5,6%, enquanto a Adobe e a empresa de segurança em nuvem Datadog tinham queda de 3,1% cada.
A Meta subia quase 8%, já que a gigante das mídias sociais combinou uma previsão otimista de receita com um aumento de 73% no orçamento de investimentos para este ano. A Tesla caía 1%, apesar de ter delineado planos para mais que dobrar seus gastos de capital para um nível recorde.
"As grandes empresas de tecnologia e seus lucros serão o principal tema, especialmente depois da reunião do Fed de ontem", disse Adam Turnquist, estrategista técnico-chefe da LPL Financial.
"Como está a demanda por IA? Como esses gastos se apresentam do ponto de vista da qualidade em termos de retorno real sobre o investimento? Acho que será uma história de 'mostre-me o dinheiro' para a IA."
A Apple perdia 0,2% antes de divulgar seus resultados após o fechamento dos mercados. O índice de tecnologia mais amplo recuava 3%.
O Dow Jones Industrial Average subia 0,20%, para 49.114,07 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,33%, a 6.954,74 pontos, e o Nasdaq Composite tinha queda de 1,04%, para 23.609,21 pontos.