PUBLICIDADE

Projeto com jovens negros e moradores de favelas forma baristas

A proposta é oferecer um curso de formação básica de barista para jovens

17 dez 2022 - 03h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

Com o objetivo de apoiar a formação de profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, a Da Vinci Gourmet, marca da empresa Kerry, se une à ONG Gerando Falcões e lança o projeto “Gerando Baristas”. 

A proposta é oferecer um curso de formação básica de barista para 30 jovens, em sua maioria negros e moradores de favelas, permitindo que tenham experiências com todos os elos da cadeia do café, da colheita à xícara, apoiando a mudança social na vida deles.

O curso oferece aulas teóricas e práticas diárias com especialistas renomados do setor, como Gabriel Guimarães, barista da Unique Cafés, campeão brasileiro da Coffee in Good Spirits em 2019 e Thiago dos Santos (Nêgo), mixologista da Kerry. 

Para que os jovens consigam concluir o curso, será disponibilizado transporte e alimentação, e a inclusão no mercado de trabalho será realizada pela rede Cherin Bão que oferecerá a possibilidade do primeiro emprego a todos os jovens após o término do curso.

O acesso a vagas ainda é muito desigual 

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, realizada no 2º trimestre deste ano, mostram que o acesso a vagas ainda é desigual entre diferentes grupos da população. 

Entre os 10 milhões de desempregados no país, a taxa entre pessoas negras teve crescimento de quase 14%. A estatística revela ainda que pretos e pardos, com 11,3% e 10,8%, respectivamente, estão abaixo da média nacional.

“Esse números são a principal razão para pensarmos em projetos como esse. Com o apoio da iniciativa privada em conjunto com equipes que conhecem o dia a dia e as necessidades desses jovens esperamos fazer a diferença no futuro desses jovens e de suas famílias”, comenta Leticia Gabrieli de Oliveira, coordenadora de qualificação profissional unidade Poá da Gerando Falcões.

O programa fez parcerias importantes para oferecer capacitação profissional, suporte para conclusão do curso e inclusão no mercado de trabalho, unindo a capacidade de impacto social da Gerando Falcões ao conhecimento e liderança do mercado de bebidas de especialidade da Da Vinci Gourmet.

“Na Kerry, estamos comprometidos em promover mais oportunidades para grupos subrepresentados no mercado de trabalho. Acreditamos que ações afirmativas como esta, são fundamentais para possibilitar a inclusão e mudar a realidade. O desafio é grande, mas acreditamos que ações afirmativas como este curso de formação de baristas transformam vidas”, afirma Marcio Luz, presidente da Kerry no Brasil e Cone Sul.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão. Conheça nossas soluções e entre em contato.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade