Produção de minério de ferro e cobre da Rio Tinto no quarto trimestre supera estimativas
A Rio Tinto superou as expectativas nesta quarta-feira para a produção trimestral de minério de ferro e cobre, em uma performance sólida para seu recém-nomeado CEO, e parecia pronta para manter sua coroa como a maior produtora mundial do principal insumo da fabricação de aço.
O relatório de produção destaca as melhorias operacionais em andamento na Rio Tinto desde que Simon Trott assumiu o comando da empresa, que está em negociações de fusão com a Glencore para formar a maior mineradora do mundo.
"Em um trimestre sólido, a empresa obteve resultados bastante satisfatórios nos principais negócios de minério de ferro, cobre e alumínio", disse o analista Glyn Lawcock, da Barrenjoey.
"A única coisa que eu chamaria a atenção é que os preços do minério de ferro foram mais fracos do que os da BHP, ano a ano e sequencialmente", disse ele.
Os preços realizados do minério de ferro da Rio Tinto na metade de dezembro subiram 1% sequencialmente, em comparação com o aumento de 2% dos preços da BHP no mesmo período, apesar dos problemas com o comprador estatal da China, disse Lawcock.
A BHP disse na terça-feira que aceitou preços mais baixos para algumas vendas de minério de ferro enquanto negocia um acordo de fornecimento para 2026 com a China.
A Rio disse que divulgará o desempenho do custo unitário para 2025 e a previsão para 2026 junto dos resultados do ano inteiro em 19 de fevereiro. As ações subiram 1%.
RIO VS VALE
Apesar do desempenho, a Rio Tinto ainda corre o risco de perder o lugar de maior produtora para a brasileira Vale, que divulga relatórios na segunda-feira.
A Rio embarcou 326,2 milhões de toneladas de minério de ferro de suas operações em Pilbara em 2025, ficando na extremidade inferior de sua faixa de previsão de 323 a 338 milhões de toneladas. A produção total do ano, incluindo as operações canadenses, foi de 336,6 milhões de toneladas.
A Vale disse em outubro que estava se aproximando do limite superior de sua faixa de previsão, de 325 a 335 milhões de toneladas.
A mineradora anglo-australiana embarcou 91,3 milhões de toneladas de minério de ferro de suas operações em Pilbara nos três meses encerrados em 31 de dezembro, em comparação com 85,7 milhões de toneladas embarcadas no mesmo período do ano passado e superando a estimativa de consenso da Visible Alpha de 88,2 milhões de toneladas.
A produção de cobre minerado em base consolidada cresceu 5% para 240.000 toneladas no trimestre, acima da estimativa de consenso da Visible Alpha de 214.400 toneladas.
A produção anual de cobre cresceu 11%, para 883.000 toneladas, ficando acima do limite superior da faixa de previsão da Rio, impulsionada pelo ramp-up subterrâneo, graus mais altos e taxas de recuperação em sua mina Oyu Tolgoi, na Mongólia.