Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Preços caem em março, de acordo com dados da FGV

IGP-10 passa a cair 0,24%; índice foi divulgado nesta terça-feira, 17 e é referente a março

17 mar 2026 - 09h05
(atualizado às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Supermercado terá que pagar em dobro pelo trabalho de mulheres aos domingos
Supermercado terá que pagar em dobro pelo trabalho de mulheres aos domingos
Foto: Getty Images/Isabel Pavia

O Índice Geral ‌de Preços-10 (IGP-10) registrou queda de 0,24% em março, depois de recuar 0,42% no mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira, 17,  pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com isso, ⁠o IGP-10 passa a acumular em 12 ‌meses retração de 2,53%. A queda mensal foi um pouco menor do que ‌a expectativa em pesquisa da ‌Reuters para a leitura mensal era ⁠de -0,27%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-10), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve recuo de 0,39% em março, ‌depois de cair 0,80% no mês anterior.

"O ‌índice de preços ⁠ao ⁠produtor segue registrando queda nas commodities de maior peso, ⁠especialmente minério ‌de ferro, soja e ‌milho. O recuo do IPA não foi mais intenso devido à elevação dos preços de produtos da pecuária, como bovinos, ⁠carne e leite", explicou André Braz, economista do FGV IBRE.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), que responde por 30% do índice geral, desacelerou ‌a alta a 0,03% no mês, depois de subir 0,50% em fevereiro.

"Destacam-se (nos preços ao ⁠consumidor) os movimentos de cursos formais e passagens aéreas, ambos registrando retração em suas taxas de variação", disse Braz.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-10), por sua vez subiu 0,29% em março, depois de uma alta de 0,47% em fevereiro.

O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade