Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Positivo aposta no renascimento de tablets e expande parceria com Vaio no segmento

Companhia brasileira é a única fabricante de tablets Vaio globalmente, e parceria já existe há dez anos em outros equipamentos, como notebooks

5 ago 2025 - 19h16
(atualizado às 19h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A Positivo Tecnologia lançou há dois anos seu primeiro tablet com a marca japonesa Vaio. De janeiro de 2024 até março deste ano, o modelo foi responsável por cerca de 28% das vendas de tablets da fabricante brasileira. Foram cerca de 420 mil unidades no total e 120 mil com a marca Vaio, informou a empresa com exclusividade ao Estadão/Broadcast. Um novo modelo da parceria será lançado este trimestre.

No mundo dos eletrônicos, o tablet é visto como uma fênix. O aparelho surgiu em 2010 e teve seu auge em 2014, mas perdeu espaço diante da evolução dos smartphones. O renascimento ocorreu na pandemia, quando muita gente precisou de uma tela a mais em casa para trabalhar ou estudar. Com este fim, os tablets mais buscados são os que têm tela de mais de 10 polegadas.

Em todo o mercado de tablets no Brasil, foram vendidos 501,4 mil itens no primeiro trimestre de 2025, uma alta de 13,5% sobre os três primeiros meses de 2024. Os dados são do Institute Data Corporation (IDC). Na mesma base de comparação, os tablets com telas de mais de 10 polegadas viram as vendas aumentarem 20,2%. Já em relação ao primeiro trimestre de 2023, a venda mais do que dobrou.

No mundo dos eletrônicos, o tablet é visto como uma fênix
No mundo dos eletrônicos, o tablet é visto como uma fênix
Foto: EPITACIO PESSOA/ESTADÃO / Estadão

A companhia brasileira é a única fabricante de tablets Vaio globalmente. A parceria já existe há dez anos em outros equipamentos, como notebooks. Em 2023, o primeiro tablet Vaio feito pela Positivo veio a mercado, e as empresas vão lançar mais um modelo em breve.

Fatia de mercado

Segundo Cristiano Freitas, diretor de negócios de mobilidade da Positivo Tecnologia, a empresa é a segunda em participação no mercado brasileiro de tablets, com uma fatia de 16,5%. O segmento é liderado pela Samsung.

No primeiro trimestre de 2025, a receita bruta da companhia com tablets foi de R$ 75,2 milhões, crescimento anual de 0,3%. Em relação à receita consolidada de produtos, de R$ 642,6 milhões, o item correspondeu a 11,7%.

Segmento infantil

O aparelho é altamente buscado também como produto de entretenimento. Nesse caso, é ainda um brinquedo, e os modelos com tela de até sete polegadas são centrados no público infantil. Líder no segmento, a Positivo atua com itens de personagens licenciados como Homem Aranha, Stitch e Minions.

Além da venda para consumidores finais, os tablets têm público corporativo relevante. O setor de educação é um dos principais clientes, com interesse não só em modelos de entrada.

A Positivo vende 65% dos seus tablets via canais digitais. Como forma de diversificação, a companhia tem buscado aumentar a receita com a venda online direta aos consumidores (D2C), aponta Freitas. No caso dos tablets, este canal predomina para a venda dos produtos com especificações superiores, com mais capacidade de memória e processamento.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade