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Por que PMEs acabam sempre optando por fintechs de nicho?  

As PMEs estão fazendo uma escolha inteligente ao adotar soluções financeiras não tradicionais

18 dez 2023 - 05h45
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Foto: Adobe Stock

Os empreendedores de pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam muitos obstáculos na sua jornada, entre eles, o difícil equilíbrio entre a receita e as contas, além da digitalização com objetivo de otimizar processos. Para solucionar esses problemas, empresas de pequeno porte estão inovando e recorrendo aos serviços fintechs, que por sua vez, utilizam soluções de Banking as a Service (BaaS), em vez de bancos tradicionais.   

As PMEs desempenham um papel vital na economia do Brasil. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o MDIC, das 21 milhões de companhias ativas no país, quase 99% pertencem a essa modalidade. Segundo o Sebrae, elas representam 60% dos empregos brasileiros e 30% do PIB.   

Quanto mais organizado for um negócio, maiores são as chances de crescer e de conquistar o mercado. E, nesse sentido, a transformação digital será sempre uma alavanca. Quando falamos sobre finanças e dos recursos oferecidos pelas fintechs por meio do BaaS, as PMEs podem ganhar tempo e eficiência.  

Essas soluções são uma opção de plataforma financeira flexível e personalizável, em que empresas podem acessar serviços sob medida.  

Uma escolha inteligente

As PMEs estão fazendo uma escolha inteligente ao adotar soluções financeiras não tradicionais, uma maneira de gerenciar suas finanças de forma mais eficaz, impulsionar o crescimento e permanecer competitivas no mercado. 

Além do acesso a crédito facilitado, pequenas empresas buscam essas soluções por quererem opções simplificadas de financiamento. Outro ponto crucial é a redução de custos com a equipe financeira interna e infraestrutura.   

Para finalizar, ao utilizarem as fintechs e soluções de Banking as a Service em seu dia a dia, os gestores de pequenos negócios podem aproveitar o melhor das inovações tecnológicas, já que os serviços visam facilitar os processos da empresa, como de pagamentos móveis, análise de dados financeiros avançados e automação de ações bancárias e permitem a construção soluções modulares para as necessidades de cada negócio.  

(*) Marilyn Hahn é CRO e cofundadora do Bankly, plataforma de Banking as a Service com sua própria licença bancária.

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