Script = https://s1.trrsf.com/update-1759870511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pix por aproximação: saiba como ativar recurso e como usar no dia a dia

As principais instituições financeiras estão obrigadas a disponibilizar o Pix por aproximação a partir desta sexta-feira, 28

28 fev 2025 - 15h58
Compartilhar
Exibir comentários
A ideia do Pix por aproximação é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o realizado por QR Code.
A ideia do Pix por aproximação é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o realizado por QR Code.
Foto: Benefícios para Todos

As principais instituições financeiras que fazem parte do Open Finance estão obrigadas a disponibilizar o Pix por aproximação a partir desta sexta-feira, 28, conforme regulação do Banco Central (BC). A nova funcionalidade permite que os clientes paguem contas apenas aproximando o celular da máquina do lojista, como é feito com cartões de crédito e débito. 

A ideia do Pix por aproximação é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o realizado por QR Code. Com o Pix por aproximação poderá ser utilizado por meio do aplicativo do seu banco ou carteira digital (como Google Pay ou Samsung Pay). O Terra te explica abaixo como ativar o recurso e como usar no dia a dia. 

Como ativar o recurso?

É necessário verificar se o banco ou instituição financeira oferece essa modalidade de pagamento. Em seguida, o cliente deve acessar o aplicativo do banco e procurar pela opção de ativação do Pix por aproximação. Após a ativação, o usuário poderá usar o pix por aproximação por meio do aplicativo da instituição ou se quiser poderá vincular a conta bancária à carteira digital, assim como é feito com cartões de crédito.

Como funciona o PIX por aproximação?

Com o PIX por aproximação, é possível realizar pagamentos sem precisar digitar dados ou escanear o QR CODE. A nova funcionalidade vai permitir que os clientes paguem contas apenas aproximando o celular da máquina do lojista, como é feito com cartões de crédito e débito. Para pagar, o cliente abre o aplicativo do banco ou a carteira digital, seleciona a opção de Pix por aproximação e faz a autenticação, por senha ou biometria. Depois, aproxima o celular da maquininha.

Pode ser usado em qualquer celular?

Inicialmente, não. O recurso está disponível apenas para dispositivos Android que utilizam o Google Pay. Os pagamentos por aproximação nos celulares é possível por meio tecnologia NFC (Near Field Communication), que deve estar ativada no aparelho. Apenas modelos muito antigos de celulares não possuem esse recurso.

O PIX por aproximação tem limite de valor?

Sim. O valor máximo por transferência via Pix por aproximação é de R$ 500, mas é possível configurar um valor conforme sua necessidade, no momento da vinculação da conta na carteira digital. O cliente pode realizar quantas transações quiser.

As outras modalidades de pagamento com Pix vão acabar?

O Banco Central reforça que as outras formas de pagamento com Pix, como a chave e o QR Code, continuam existindo.

Quais as instituições que estão obrigadas a disponibilizar o recurso?

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • BTG Pactual
  • C6
  • Caixa Econômica Federal
  • Inter
  • Itaú
  • Mercado Pago
  • Nu Pagamentos
  • Original
  • Pagseguro
  • Santander
  • Sicredi
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade