PUBLICIDADE

Paixão pela profissão é segredo para satisfação, diz revista

22 jun 2012 - 17h10
Compartilhar

A paixão pelo que se faz e, consequentemente, o engajamento no trabalho levam o profissional a ficar altamente satisfeito com a vida pessoal e profissional. Segundo um artigo publicado na revista Fast Company pelo autor do livro A mentalidade do profissional apaixonado (em tradução literal), Timothy Clark, o engajamento é a expressão da motivação de um funcionário e de sua vontade de contribuir com a empresa em que trabalha.

Segundo o autor, o ponto crucial é que o engajamento profissional varia de pessoa para pessoa. Ele ressalta que os mais apaixonados por suas tarefas demonstram foco, energia, compromisso com o trabalho e trazem resultados diferentes tanto para as organizações quanto para si próprios. Por outro lado, os pouco engajados demonstram indiferença e pouco esforço. Clark ressalta ainda que o engajamento vem de fatores externos (como benefícios que as empresas podem oferecer) e de fatores internos que não dependem das circunstâncias profissionais, como quando o profissional se sente profundamente satisfeito ou orgulhoso por ter apresentado um projeto, superado um desafio ou ter aprendido algo novo.

Clark cita seis passos para encontrar o engajamento no trabalho:

Conexão

É importante desenvolver relacionamentos e se conectar socialmente. Esta é uma forma de se relacionar com a cultura da organização, missão e objetivos.

Formato

Adaptar a experiência profissional com base em preferências pessoais é uma dica para manter a motivação.

Aprendizagem

Aprender é estimulante e pode gerar motivação quando profissionais aplicam novos conhecimentos ou habilidades.

Desafios

Sair da zona de conforto e aumentar os desafios é uma maneira de aumentar a capacidade profissional. O método causa, ao mesmo tempo, desconforto e satisfação, mas aumenta o engajamento.

Resultados

Alcançar objetivos aumenta a confiança e a satisfação pessoal e, por consequência, a paixão pelo que se faz.

Contribuições

Seres humanos querem fazer a diferença. Segundo o autor, essa é uma necessidade natural e o profissional deve descobrir como pode ajudar uma pessoa, grupo ou projeto.

Engajamento é a expressão da motivação do funcionário, diz autor
Engajamento é a expressão da motivação do funcionário, diz autor
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade