PUBLICIDADE

O que é phygital e por que você precisa prestar atenção nisso

É uma tendência importante que deve continuar a evoluir nos próximos anos. Entenda

2 jul 2023 - 06h15
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Phygital é o termo usado para descrever a convergência entre o mundo físico e o digital. Com o crescimento da integração de experiências físicas e digitais e uma realidade híbrida que oferece novas possibilidades de interação e engajamento, o termo está se tornando cada vez mais popular.

O conceito tem sido aplicado em diversas áreas, como o varejo, publicidade, moda, educação e até mesmo a saúde. Um exemplo prático do phygital pode ser visto no comércio eletrônico. Muitas empresas têm investido em experiências de compra online que imitam a sensação de estar em uma loja física, utilizando recursos como imagens em 3D, realidade aumentada e vídeos interativos. 

Ao mesmo tempo, muitas lojas físicas têm adotado tecnologias digitais para melhorar a experiência do cliente, como a implementação de totens de autoatendimento, dispositivos móveis para consulta de preços e produtos, entre outras soluções.

Um conceito mais amplo do que se imagina

O phygital também tem sido aplicado na educação, com a utilização de plataformas digitais de aprendizado, jogos educativos e realidade virtual para complementar as aulas presenciais. Em eventos e shows, as tecnologias digitais podem ser utilizadas para ampliar a experiência do público, com recursos como telas gigantes, projeções em 3D e dispositivos de realidade virtual.

No entanto, o phygital não se resume apenas à aplicação de tecnologias digitais em experiências físicas. Também pode ser visto como uma oportunidade de repensar a forma como as pessoas se relacionam com o mundo físico, tornando as experiências mais personalizadas e interativas. 

Por exemplo, um aplicativo de fitness pode utilizar dados biométricos para adaptar o treinamento às necessidades individuais de cada usuário, criando uma experiência personalizada e mais eficiente.

Um exemplo aplicado ao mercado de fidelização, marketing e inteligência de mercado é o escaneamento de notas fiscais para o resgate de benefícios. Através dessa tecnologia, consumidores podem fazer uma compra em estabelecimentos físicos e digitalizar os dados de sua compra, usando tecnologia para resgatar um benefício e gerando aumento de vendas e inteligência à empresa responsável pela campanha.

Em resumo, o phygital representa uma nova fronteira para a interação entre pessoas e a tecnologia. É uma tendência que deve continuar a evoluir nos próximos anos e transformar ainda mais os diferentes setores e a forma como consumimos, vivemos e trabalhamos.

(*) Nara Iachan (Forbes Under 30) é fundadora e CMO da Cuponeria, plataforma de cupons de desconto do Brasil. É formada em Economia pela UFRJ e com MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial, também pela UFRJ.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade