Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Núcleo da inflação do Japão desacelera em dezembro mas permanece acima da meta do BC

23 jan 2026 - 07h39
Compartilhar
Exibir comentários

O núcleo da inflação ao consumidor do Japão desacelerou no ano até dezembro, mas permaneceu acima da ‌meta de 2% do banco central, mostraram dados nesta sexta-feira, ‌mantendo vivas as expectativas do mercado de futuros aumentos na taxa de juros.

Em uma reunião de dois dias que se encerrou nesta sexta-feira, o Banco do Japão deixou ‍inalterada sua taxa básica de juros em 0,75% e manteve suas previsões hawkish para a inflação nesta sexta-feira, enfatizando que permanecerá atento aos riscos de ‌preços decorrentes de um iene fraco e ‌sinalizando que as autoridades pretendem continuar aumentando os custos ainda baixos dos empréstimos em uma atmosfera politicamente carregada.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui os custos voláteis de alimentos frescos, aumentou 2,4% em dezembro na base anual, mostraram os dados, em linha com a previsão do mercado e desacelerando acentuadamente em relação ao ganho de 3,0% em novembro.

A desaceleração deveu-se, em grande parte, ao efeito de base do salto do ano passado nos custos de energia, que foi causado pelo fim dos subsídios governamentais aos combustíveis.

Um índice que exclui os preços dos alimentos frescos e dos combustíveis, ‌que é observado de perto pelo Banco do Japão como um indicador melhor da inflação subjacente, aumentou 2,9% em dezembro, após alta de 3,0% em novembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade