PUBLICIDADE

Não compre uma casa como investimento, diz especialista

Especialista e planejador financeiro defende que o imóvel é "Apenas um teto sobre sua cabeça"

5 nov 2023 - 06h40
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Quando se trata de comprar uma casa, pense nela como um lugar para viver – não como um investimento. Uma casa é simplesmente "um teto sobre a sua cabeça" e um lugar para criar memórias, defende o americano Douglas Boneparth, planejador financeiro certificado e coautor do livro 'O Segredo do Dinheiro para a Geração Y', em conversa com o site CNBC Make It.

 Mesmo com casas normalmente sendo vendidas por valores altos, Boneparth aconselha os compradores a não pensarem nelas da mesma forma que pensariam em um fundo de ações. 

Em vez disso, é uma base que oferece estabilidade, especialmente para jovens famílias. Uma casa também pode ter valor sentimental, mas, de outra forma, é "muito difícil calcular o retorno do seu investimento", disse ele. 

"Se você vender a casa muitos anos depois e ganhar algum dinheiro, ótimo! No entanto, é muito difícil acompanhar cada pequeno reparo e adição que você fez naquela casa ao longo de 20 ou mesmo 30 anos de propriedade", afirma ele. 

Boneparth faz uma exceção para propriedades específicas para aluguel, já que podem gerar receita para seus proprietários. 

Comprar uma casa nunca foi tão difícil

Também vale a pena notar que, para muitas pessoas, possuir uma casa se tornou exorbitantemente caro. 

"Comprar uma casa nunca foi tão difícil", disse Boneparth. "E parece que isso não está mudando tão cedo."

O especialista trata do assunto segundo a realidade norte-americana, que não é diferente da realidade de um investidor brasileiro. Os custos iniciais de uma propriedade são muito altos para muitos compradores. Além do pagamento inicial, há uma série de custos contínuos específicos da propriedade, incluindo pagamentos e juros de hipoteca/financiamento, impostos sobre a propriedade, serviços públicos, taxas de associação de proprietários e reparos contínuos. Todas essas despesas podem tornar a propriedade fora de cogitação. 

"Você realmente tem que ser um poupador muito diligente para fazer esse pagamento inicial e viver confortavelmente naquela casa depois", disse Boneparth.

Fonte: CNBC Make It

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade