PUBLICIDADE

Não acompanhar a tecnologia hoje deixará você sem emprego no futuro

Com os impactos gerados pela tecnologia nos últimos anos, o mercado está em alerta e correndo para se modernizar

31 mar 2024 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

A Inteligência Artificial deverá afetar quase 40% de todos os empregos no mundo, de acordo com uma análise do Fundo Monetário Internacional (FMI). Com seu potencial disruptivo e capacidade de transformar diversos setores da economia, profissionais que desenvolvem ou atuam com essas ferramentas estão cada vez mais valorizados e requisitados.

Empresas de diversos setores, como tecnologia, saúde, finanças e varejo, buscam talentos capazes de aplicar soluções inovadoras baseadas em IA e em outras ferramentas tecnológicas, para otimizar processos, desenvolver produtos mais inteligentes e impulsionar o crescimento empresarial.

Segundo um estudo conduzido pela consultoria global Korn Ferry, a escassez de profissionais qualificados para preencher vagas de trabalho poderá alcançar números preocupantes até o ano de 2030, ultrapassando 85 milhões de postos vagos. Essa situação, além de impactar diretamente as operações empresariais, pode resultar em uma significativa perda financeira anual, estimada em cerca de US$ 8,5 trilhões.

Somente no Brasil o gap de profissionais especializados em tecnologia deve ultrapassar mais de 300 mil pessoas neste ano, conforme apontado por um estudo realizado pelo hub de inovação BrazilLab, que promove a conexão entre empreendedores e o setor público em parceria com a Fundação Brava. Esse déficit representa a maior escassez de talentos digitais em toda a América Latina. 

Exigências futuras

A falta de ação diante das exigências futuras pode levar à estagnação e gerar prejuízos tanto para indivíduos quanto para as organizações. Diante desse panorama, investir na formação pode ser o passaporte para uma carreira promissora e repleta de oportunidades. 

Com cursos de capacitação, os profissionais podem se preparar para liderar a revolução digital e contribuir para a construção de um futuro impulsionado pela tecnologia.

Uma das instituições que tem se destacado na formação de talentos na área é a escola SuperGeeks. Especializada em desenvolver competências para o futuro, a escola tem sido pioneira na capacitação de crianças, jovens e adultos, interessados em explorar todo o potencial desse mercado. 

"A busca pela melhoria não é somente se preparar para o amanhã, mas sim, construir de forma proativa o futuro que desejamos ver", diz Marco Giroto, fundador da SuperGeeks.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade