PUBLICIDADE

IA aumenta a segurança e a duração da bateria dos carros elétricos

A Inteligência Artificial pode ser o último impulso que faltava para a popularização dos carros elétricos

30 mar 2024 - 06h55
Compartilhar
Exibir comentários
IA aumenta a segurança e a duração da bateria dos carros elétricos:

A Inteligência Artificial está realmente mudando tudo. Até a indústria automobilística, que vem testemunhando grandes rupturas nos últimos anos, está ganhando novos contornos com a IA. Uma delas é que carros e motocicletas modernos não se resumem apenas a hardware sobre rodas e meios de transporte simples. 

Em vez disso, os veículos modernos são mais como gadgets sobre rodas que vêm auxiliados por tecnologias avançadas inteligentes, incluindo sistemas conectados e autônomos. A palavra-chave por trás dessa transformação é a própria Inteligência Artificial.

Tudo mudou com os veículos elétricos 

Os veículos tradicionais movidos a motor de combustão interna dependem de uma infinidade de peças e máquinas móveis. Por outro lado, os veículos elétricos dependem mais de diferentes softwares que garantem o bom funcionamento do sistema de propulsão elétrica. Nos últimos anos, a demanda por veículos elétricos aumentou significativamente, o que impulsionou ainda mais o crescimento da implementação da Inteligência Artificial na indústria automotiva. 

A IA vem transformando rapidamente a indústria automotiva. Quando se trata de veículos elétricos, a IA em EVs (veículos elétricos) traz vários benefícios. Alguns dos principais fatores que a IA está cuidando para veículos elétricos incluem manutenção preditiva, desempenho aprimorado, recursos de segurança, experiência do usuário aprimorada e maior eficiência.

A implementação de IA em veículos elétricos vem garantindo a mobilidade elétrica como serviço (eMaaS). O uso de análise de dados baseada em IA e tecnologia de aprendizado de máquina está criando novos benchmarks da indústria no gerenciamento do ciclo de vida de EVs. Isso não está apenas reduzindo os custos de adoção de EVs, tornando essa nova mobilidade habilitada por tecnologia mais acessível para os usuários. 

A IA também está sendo usada para otimização de desempenho em veículos elétricos. A tecnologia está sendo usada para analisar a saúde da bateria e prever a autonomia restante, com base em velocidade, aceleração, consumo de energia etc.

Além disso, a IA pode auxiliar no melhor gerenciamento de energia, identificando a rota mais eficiente para um destino com base em fatores como tráfego, clima etc. A IA também está transformando os recursos de segurança dos EVs. Enquanto a IA está alimentando o sistema de gerenciamento de bateria para aumentar a segurança dos pacotes de bateria a bordo dos veículos, os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) estão usando essa tecnologia para detectar e evitar perigos potenciais na estrada, como pedestres, ciclistas e outros veículos, eventualmente melhorando a segurança no trânsito.

Assista ao vídeo com o comentário sobre a IA e os carros elétricos.

(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade