PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Milei chega a 100 dias de governo na Argentina; veja as boas e más notícias

Presidente argentino chegou ao poder em dezembro passado, prometendo uma revolução ultraliberal

19 mar 2024 - 12h50
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários
A vice-presidente da Argentina, Victoria Villarruel, e o presidente da Argentina, Javier Milei, se abraçam durante a cerimônia de posse no Congresso Nacional, em Buenos Aires, Argentina, em 10 de dezembro de 2023
A vice-presidente da Argentina, Victoria Villarruel, e o presidente da Argentina, Javier Milei, se abraçam durante a cerimônia de posse no Congresso Nacional, em Buenos Aires, Argentina, em 10 de dezembro de 2023
Foto: REUTERS/Matias Baglietto

O presidente da Argentina Javier Milei completa 100 dias de governo nesta terça-feira, 19. Embora em termos econômicos o país tenha apresentado melhora, com dois superávit consecutivos após anos de déficits regulares, os argentinos ainda vivem uma das piores crises de sua história, com inflação muito alta e parte da população vivendo na pobreza.

Leia também: Inflação exorbitante, juros nas alturas e população na pobreza: o retrato da Argentina de Kirchner, Macri, Fernández e Milei

Milei chegou ao poder em dezembro passado, prometendo uma revolução ultraliberal. Em três meses de gestão, é possível identificar algumas boas e más notícias. Se por um lado a inflação dá sinais de enfraquecimento graças a um duro ajuste fiscal, por outro, esse ajuste provocou o aumento da pobreza e afetou o setor de consumo.

Confira ainda'Morar na Argentina tornou-se insustentável', diz brasileira que estuda no país

No âmbito político, as primeiras medidas do presidente conseguiram minimamente balancear as contas públicas em apenas três meses de gestão, recuperando certa credibilidade à nação e também aumentando sua popularidade. No entanto, o libertário vive uma guerra com sua própria base de apoio, ameaçando sua governabilidade.

Apesar dos avanços na economia, no front da violência urbana, no entanto, a piora da criminalidade abriu um novo flanco de problemas para Milei resolver. Nas últimas semanas, a cidade de Rosário tem vivido uma escalada sem precedentes de violência, com criminosos matando pessoas aleatoriamente nas ruas e toques de recolher espontâneos.

Entra também no rol de más notícias desses primeiros meses a tensão social que vive a Argentina, alimentada por demissões, aumentos de preços e aumentos nas tarifas dos serviços públicos devido à remoção de subsídios.

Quando assumiu o governo, Milei disse que herdou um país em estado catastrófico. "Que fique claro: nenhum governo recebeu uma situação pior do que estamos recebendo", justificou.

De geração em geração: saiba quais são as dez famílias mais ricas do mundo De geração em geração: saiba quais são as dez famílias mais ricas do mundo

Imposto de Renda 2024: Especialistas tiram dúvidas sobre declaração de MEI e pequenas empresas

Você sabia que um pequeno erro que você cometer na hora de preencher a declaração de IR pode fazer você pagar mais impostos do que deveria? Para ajudar com as inúmeras dúvidas que surgem na hora de declarar rendimentos, o Terra promove, nesta sexta-feira (22/03), às 11h, uma live com especialistas para tirar dúvidas da declaração de MEI, pequenas empresas e pequenos comércios. Acompanhe a transmissão na home do Terra ou no canal no YouTube do portal. Você poderá tirar suas dúvidas ao vivo. Clique aqui para assistir à live.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade