Personalização e fitness de luxo: o que são academias boutique
Academias oferecem luxos e experiências que transcendem ao treino corriqueiro dos alunos
As academias boutique estão em alta no mercado fitness, oferecendo atendimento personalizado, tecnologia avançada e experiências de luxo, com foco em um público específico e exigente.
A busca por um atendimento personalizado e de alto nível tem sido cada vez mais requisitado no mercado fitness. O apego de muitos praticantes de atividades com o ambiente das academias fez com que o comportamento do aluno valorizasse cada vez mais um ambiente acolhedor que ofereça experiências sensoriais que transcendem seus treinamentos corriqueiros.
Para preencher essa lacuna, surgiu no mercado a tendência das academias boutique, que consistem em modelos de negócio que proporcionam uma série de particularidades em relação às academias tradicionais. Entre eles, as premissas de contar com tecnologia avançada, serviços personalizados e complementares, além de comodidades para o conforto dos seus alunos. Esse tipo de academia faz parte de um nicho específico desse mercado, conhecido como fitness de luxo. Os valores pagos nas mensalidades fazem jus aos serviços oferecidos – que podem chegar a R$ 2 mil por mês.
Segundo Pedro Cruz, CEO da Tecnofit, plataforma de gestão fitness, por se tratar de um negócio voltado à experiências luxuosas, os empreendedores desse nicho devem se atentar a algumas particularidades.
“Academias boutique contemplam as necessidades de um nicho específico. Por conta disso, os empreendedores devem investir fortemente nos melhores e mais inovadores equipamentos, acessórios e infraestrutura do mercado. Também é importante incluir no planejamento financeiro a manutenção e troca dos aparelhos sempre que surgir algo novo, proporcionando aos alunos a melhor experiência possível”, destaca.
Entre os clientes da Tecnofit, estão algumas academias boutique, como a GetUp, rede tem 2 anos e meio e conta com 23 unidades, com presença em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Segundo Gabriel Benito, CEO da Rede GetUp, a principal vantagem do modelo de academias boutique está no fato de ser totalmente tangível, tanto pelos resultados visíveis quanto pelos benefícios palpáveis.
“Além de resultados concretos, contamos com uma série de amenidades, como banheiros de qualidade, suplementação inclusa, café moído na hora à disposição e um controle rigoroso da capacidade de alunos para garantir exclusividade e conforto. Também entregamos um serviço diferenciado, com acompanhamento nutricional, massagens e um personal trainer dedicado a te apoiar em cada momento do treino. Tudo pensado para proporcionar uma experiência única e completa”, comenta.
A principal vantagem de abrir uma academia boutique é a seleção do público-alvo. Esse tipo de negócio costuma atrair uma parcela da população bem particular e seleta – o que torna as variáveis para fidelização e satisfação dos clientes um pouco menores ao serem comparadas com uma academia convencional, ou seja, o atendimento personalizado e as experiências exclusivas e inovadoras costumam aumentar as taxas de satisfação e retenção – o que, consequentemente, melhora a previsibilidade e retorno financeiro.
“Investir em empreendimentos nesse universo tende a ser uma boa alternativa – desde que os diferenciais sejam garantidos, o que é exatamente o que pede uma academia boutique”, comenta Pedro Cruz.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.