A história da Loja do Mecânico: de camelô a gigante do setor
Márcio Gurgel, após vender ferramentas como camelô e superar dificuldades nos anos 1990, fundou a Loja do Mecânico, que se tornou uma das maiores redes de varejo de ferramentas no Brasil, atualmente liderada por seu filho Thiago Gurgel.
Após perder o emprego em uma fábrica de calçados no início dos anos 1990, Márcio Gurgel começou a vender ferramentas como camelô em Franca (SP) para sustentar a família. Enfrentando dificuldades, quase desistiu, mas ao tentar vender o restante dos produtos para mecânicos, percebeu que suas ferramentas eram de baixa qualidade. Com base nas recomendações desses profissionais, passou a buscar e vender marcas melhores.
Aos poucos, conquistou uma clientela fiel na região e, em 1993, fundou a loja Gurgel Ferramentas, que se tornaria depois Loja do Mecânico. Hoje é uma das principais redes de varejo especializada em ferramentas e equipamentos no Brasil.
Presente na grande São Paulo e em Minas Gerais, a rede de lojas próprias soma, atualmente, 19 unidades físicas, que oferecem produtos para diferentes serviços, que vão desde pequenos acessórios até grandes equipamentos voltados para os setores automotivo, de marcenaria, construção civil e outras áreas profissionais.
Thiago Gurgel, filho do fundador da empresa, hoje é quem está à frente do negócio. Ainda criança, Thiago acompanhava o pai no trabalho quando estava de férias escolares, visitando oficinas, fazendo viagens de negócios ou só ficando no escritório. Então, por volta dos 14 anos, começou a fazer cursos de programação para melhorar o site da Loja do Mecânico.
Foi crescendo dentro da empresa e permaneceu como o único programador até 2015. Hoje, Thiago é formado em Administração e responsável pela gestão de funcionários e pela tecnologia.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.