Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Franquias

Franquias de vizinhança ganham força e aumentam vendas no varejo

Estratégias como conveniência, atendimento personalizado, reposição rápida e facilidade na entrega são convertidos em resultados

13 set 2025 - 06h29
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Franquias de vizinhança estão em ascensão no varejo, impulsionadas por conveniência, atendimento personalizado e estratégias de proximidade, como demonstrado pela Ecoville, que cresceu mais de 20% em 2024 e prevê expansão contínua.
Foto: Freepik

O franchising segue em transformação. Em 2024, o setor faturou R$ 273 bilhões, com crescimento nominal de 13,5% em relação ao ano anterior. O universo de franquias conta com milhares de pontos de venda e uma massa laboral significativa, cenário que favorece a experimentação de formatos mais enxutos e locais.

No competitivo varejo brasileiro, as franquias de vizinhança vêm ganhando espaço. Localizadas em bairros estratégicos e próximas ao dia a dia dos consumidores, essas unidades se destacam por oferecer conveniência, reposição rápida e atendimento personalizado, uma estratégia conhecida como ‘fidelização de proximidade’. Mais do que descontos ou programas de pontos, trata-se de estar presente onde o cliente vive. A Ecoville, rede de franquias de produtos de limpeza, aposta nessa estratégia, oferecendo uma venda consultiva com vendedores especialistas, diferencial que a coloca à frente dos supermercados.

“A vantagem de estar em bairros mais residenciais e cidades menores é que essa loja se integra à comunidade. O consumidor deixa de ser apenas um comprador e se torna um parceiro de longo prazo, como um promotor da marca, fortalecendo o vínculo de fidelidade com a empresa. Por outro lado, o franqueado passa a conhecer melhor seus clientes e entender as necessidades deles”, explica Cristiano Correa, CEO de Ecoville.

Em muitos casos, as franquias de bairro também apostam em mix de produtos ajustado à demanda local, criam ações sazonais e até facilitam a entrega para agilizar o serviço, gerando um ciclo de consumo recorrente e estimulando o crescimento orgânico da empresa. 

“A loja de vizinhança é, ao mesmo tempo, ponto de venda e de relacionamento. O resultado é uma expansão acelerada do negócio, que ocorre de forma pulverizada, conquistando microterritórios”, completa Cristiano. 

Com a estratégia de fidelização de proximidade e comercialização de um mix com mais de 2000 SKUs entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade, a Ecoville registrou uma alta de mais de 20% em 2024. Com 300 franquias em operação, a marca planeja um crescimento de 25% na rede e 100 novas unidades em 2025.

“Com um mercado cada vez mais digitalizado, a estratégia de estar no dia a dia do cliente mostra que a conveniência e confiança criadas pelas franquias de proximidade, ainda são dois dos maiores motores de vendas”, finaliza o CEO da Ecoville.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade