Desafios do empreendedorismo e como superá-los hoje
Especialista aponta caminhos viáveis para tornar negócios mais competitivos
Empresários enfrentam desafios como digitalização, networking e gestão estratégica para crescer no Brasil; evento em Petrolina (PE) discutiu soluções práticas.
Os pequenos e médios empresários enfrentam desafios cada vez mais complexos. A pressão por diferenciação no mercado, a necessidade de digitalização e a dificuldade em atrair e manter talentos são apenas algumas das barreiras que limitam o crescimento sustentável dos negócios no Brasil. Para superá-las, planejamento estratégico, inovação e fortalecimento de redes de relacionamento profissional aparecem como caminhos viáveis — e urgentes.
Segundo Samuel Modesto, especialista em gestão empresarial e mentor de negócios, e fundador do Grupo SM, a sobrevivência de um negócio hoje depende da capacidade de adaptação e da clareza de metas. “Não basta mais ter um bom produto ou serviço. É preciso entender como posicioná-lo no mercado, gerir os recursos com inteligência e construir relações de valor com parceiros e clientes”, afirma.
Dados do Sebrae apontam que metade das empresas brasileiras fecham antes de completar cinco anos. Entre os principais motivos, destaca-se a falta de planejamento financeiro e estratégico. Modesto reforça que muitas falhas poderiam ser evitadas com o mapeamento adequado dos objetivos e indicadores de desempenho. “Quando se trabalha com metas claras, é possível reduzir desperdícios, identificar oportunidades e redirecionar esforços de forma mais assertiva”, explica o autor do livro Além dos Números.
Além da organização interna, o networking se mostra essencial para abrir portas em mercados limitados. “Conectar-se com outros empresários, participar de eventos e buscar parcerias estratégicas são formas de driblar a limitação de recursos. A troca de experiências pode gerar soluções que, sozinho, o empreendedor não enxergaria”, defende o mentor.
A construção de uma identidade de marca forte e o atendimento personalizado também são trunfos dos pequenos negócios frente aos grandes players. “Empresas regionais têm a vantagem da proximidade com o cliente. Quando sabem usar isso como diferencial, criam experiências que os grandes não conseguem replicar”, aponta Modesto.
O especialista também conduz eventos voltados ao fortalecimento do ecossistema empresarial no Vale do São Francisco, como a maior imersão para pequenos e médios empresários, Código Empresarial 2025, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de março em Petrolina (PE). A iniciativa reuniu especialistas e empreendedores em uma imersão com foco em gestão estratégica, vendas, liderança e desenvolvimento humano. “Queremos oferecer ferramentas práticas que possam ser aplicadas imediatamente. O objetivo é acelerar o crescimento de quem está na base do mercado, mas quer subir de nível”, afirma.
Na avaliação de Modesto, o empreendedor moderno precisa adotar uma mentalidade estratégica, estar disposto a revisar suas práticas e investir continuamente em inovação. “Negócios bem-sucedidos são aqueles que conseguem unir propósito, eficiência e capacidade de adaptação. Esse é o novo padrão de competitividade”, conclui.