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Como trabalhar com pessoas difíceis?

O ambiente profissional é desafiador sob vários pontos de vista. Não basta apenas ser bons naquilo que fazemos, é preciso ir além.

4 mar 2020 - 08h00
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Oi, Speaker! Tudo bem?

O ambiente profissional é desafiador sob vários pontos de vista. Não basta apenas ser bons naquilo que fazemos, é preciso desenvolver outros tipos de habilidades relacionadas à sociabilidade e à inteligência emocional.

Nesse sentido, conseguir lidar com pessoas “difíceis” no trabalho é um desses desafios – e que podem ser superados se desenvolvermos algumas competências. Afinal, o primeiro passo para lidar com colegas assim é entendermos que não podemos controlar “o outro lado da relação”, mas, sim, a forma como nos afetam e como lidamos com eles.

A boa comunicação, sendo uma das soft skills, está diretamente ligada a tudo isso, já que a maneira como nos expressamos pode atrapalhar ou ajudar na convivência com aqueles que julgamos “difíceis” ou “tóxicos”.

Neste artigo, você pode conferir algumas dicas para trabalhar com pessoas difíceis. Boa leitura!

Foto: Shutterstock

- Procure minimizar o mau humor

Conviver com colegas ou líderes que estão constantemente mal-humorados não é fácil, é verdade. No entanto, podemos fazer a nossa parte para minimizar esse mau humor.

Como? Deixando de revidar comentários negativos ou atitudes pouco sociáveis (quando o outro não responde a um “bom dia”, por exemplo).

Se dermos uma importância maior a essas ações negativas, o ambiente tende a ficar cada dia mais pesado e menos produtivo.

- Encare o dia a dia de forma racional

Não levar as ações do outro para o lado pessoal é um desafio na convivência com pessoas de comportamento difícil. Embora seja complexo, é importante encarar as situações de uma forma racional, não nos deixando envolver em um confronto que desgastará o ambiente ainda mais.

Pessoas difíceis geralmente precisam de coadjuvantes para “alimentarem” esse comportamento. Por isso mesmo, encontre maneiras de não dar espaço para tudo o que for negativo, agindo da forma mais racional e profissional possível.

- Proponha uma discussão saudável

Em muitos casos, uma conversa franca é capaz de melhorar bastante o ambiente profissional. Assim, propor uma discussão saudável com sua “pessoa difícil” pode ser uma saída inteligente.

Dizer aquilo que nos incomoda é importante. Ao fazer isso, damos espaço para que o outro fale sobre a sua própria versão e podemos ver em que contribuir para melhorar a relação profissional.

Nesse sentido, falar de forma clara é imprescindível para evitar que um conflito de ideias se torne um confronto pessoal. Antes de falar com o seu colega “difícil”, pense nas melhores estratégias e se prepare para uma boa comunicação, que não deixe margem para interpretações equivocadas.  

- Reflita sobre o que é ser “uma pessoa difícil”

É fundamental avaliar o que chamamos de “pessoa difícil” porque, em muitos casos, não se trata de alguém tóxico, mas, sim, alguém que é diferente de nós.

Por isso, veja a forma como a sua “pessoa difícil” lida com as demais a fim de verificar se o problema está nela ou, quem sabe, em você.

Saber conviver com quem pensa diferente é preciso, especialmente no ambiente profissional que, como já se sabe, está cada dia mais multidisciplinar.

- Desenvolva a sua inteligência emocional

Como já disse anteriormente, não cabe a nós controlar as ações dos demais. O que podemos (e devemos) fazer é investir na nossa própria inteligência emocional, seja para lidar melhor com diferenças ou para conviver com alguém que realmente tem uma personalidade difícil.

Nesse sentido, encontre formas de controlar suas reações e impulsos, direcionando a sua energia para ser mais produtivo e minimizando, assim, as consequências que o outro tem sobre você.

Ser um profissional emocionalmente inteligente é um diferencial. Como já se sabe, lograr esse tipo de personalidade é desenvolver um perfil proativo, capaz de trabalhar com pessoas de diversos perfis e de lidar com vários tipos de situações, independentemente da complexidade que possuam.

Ter a consciência de que as relações interpessoais são parte importante do nosso crescimento profissional é fundamental. Se quisermos progredir em nossas carreiras, teremos que aprender a conviver com pessoas de perfis diferentes, muitas vezes, “difíceis” para nós.

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/gestao-conflitos-comunicacao/

The Speaker
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