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Blog The Speaker

Comunicação digital: As maiores tendências da atualidade!

14 jun 2022 - 22h43
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À medida que o tempo passa, aparecem novas formas de entender o mercado geral. Diante desse aspecto, é necessário nos manter sempre atuais e à par dos referidos assuntos. Dentro desse contexto, um conceito que vem se sobressaindo bastante é a comunicação na estratégia digital.

Mas o que exatamente isso quer dizer e por que ele é tão importante? Na verdade, trata-se de uma questão bem ampla, mas é interessante entender a respeito. Afinal de contas, esse conceito visa conectar e promover produtos ou serviços.

Sendo assim, é capaz de alavancar o número de vendas, fidelizar clientes e fazer com que o seu negócio se torne muito mais conhecido. E sabendo que a forma com que cada empresa se porta traz grandes impactos, é necessário ter uma boa comunicação na estratégia digital.

Hoje, estamos em um mundo globalizado, o qual está em constante crescimento. E sabendo que o mercado está a todo vapor, sabe-se que ele está cada vez mais competitivo. Por isso, é essencial investir nesse tipo de comunicação, a fim de ter destaque e manter a marca ativa.

A internet fez com que a comunicação se tornasse mais transparente e direta com o público. Entretanto, é importante saber usar esse recurso a seu favor, ou as consequências negativas podem ser grandes. E é nesse contexto que entra a comunicação na estratégia digital.

Todo esse contexto de um cenário mais competitivo faz com que haja mais necessidade de profissionais que tenham conhecimento em trabalhar a forma como a mensagem é passada ao público. Assim alia os recursos de tecnologia a seu favor.

O que é comunicação digital?

Como é um conceito bem extenso, pode parecer complicado, mas é muito mais simples do que você imagina. Em suma, nada mais é do que a soma de todos os métodos de comunicação que se aplicam dentro da web no geral.

Então, é a maneira como uma empresa performa a sua comunicação midiática, seja por intermédio da rede social ou dispositivos móveis, por exemplo. Uma comunicação que gera ruído pode fazer com que o seu interlocutor não compreenda a sua mensagem da maneira correta.

Vamos supor que você tenha uma empresa de agência de viagem. Nessa situação, você cria um bullet sobre o que fazer em Genipabu, por exemplo. Há necessidade de se ter a certeza de que a sua mensagem foi passada da forma correta, a fim de evitar problemas.

Uma comunicação errada pode fazer com que o seu cliente tenha uma interpretação errada sobre você. Por isso, esse tipo de comunicação está se tornando mais popular, pois se mostra mais clara e benéfica, uma vez que é possível se comunicar de acordo com o seu público.

Qual a serventia da comunicação na estratégia digital?

A comunicação digital é capaz de definir uma série de funções, bem como as estratégias e ações de comunicação que são mais propícias dentro do ambiente digital. Ela é como se fosse um ponto de partida que, a partir dela, surgem as ideias.

Isso acontece porque a empresa precisa saber se comunicar de uma forma que o seu público lhe entenda. Às vezes é necessário adaptar alguns pontos ou moldar outros. Dessa forma, faz com que cada estratégia se torne mais bem colocada em todos os contextos.

A maneira como a empresa se comunica vai interferir de forma direta em como os clientes irão enxergar a marca dentro do mercado. Essa realidade tem feito com que os profissionais tenham de se adaptar, a fim de ter uma comunicação na estratégia digital que seja eficiente.

Por que a comunicação digital é tão importante?

De acordo a ONU, o Brasil é um dos três maiores provedores de serviços de telecomunicações de todo o mundo, e isso por si só já é um dos motivos de a comunicação na estratégia digital ser tão importante, mas não para por aí.

Fato é que as pessoas passam muito tempo na internet e, em relação às empresas, isso não é diferente. Cada dia mais surge a necessidade de estar presente nos meios digitais e, por consequência, na comunicação digital.

Ao todo, há mais de 150 milhões de pessoas que usam a internet e, desses, 140 milhões têm pelo menos uma rede social. Então, levando em consideração esse número, uma empresa deve manter um diálogo claro, que não dê margem a ambiguidades.

Fora isso, inúmeras são as pesquisas que mostram o quanto as redes sociais são importantes fontes de informação. Então, é de se esperar que as empresas tenham uma comunicação na estratégia digital apta a atuar nesse âmbito.

As famigeradas campanhas de cancelamento só mostram o quanto a comunicação deve ser assertiva. E não há como achar que apenas os influenciadores digitais estão sujeitos a isso. O poder que a internet tem, hoje, é capaz de boicotar qualquer um, até mesmo empresas.

Quais são as tendências de comunicação digital?

A grande tendência é aumentar o cuidado e a qualidade com que a empresa se comunica com o seu público. Afinal de contas, como é possível ver, uma mensagem mal interpretada pode resultar em danos irreversíveis para uma organização.

Outra coisa é que o mundo está se transformando e, por consequência, o mercado está evoluindo. Por isso, criar comunicação na estratégia digital que seja assertiva não é nem questão de opção, mas sim uma obrigação.

Além do mais dentre as principais tendências da comunicação digital podemos citar os seguintes:

Marketing de conversão

Trata-se de uma estratégia que se foca em criar conversas com o cliente. Ou seja, gera experiência humana e, ao mesmo tempo, estratégica com o usuário. Baseia-se na etapa de funil de conversão, o qual visa levar o usuário a tomar outras ações.

IA para marketing

É uma espécie de inteligência artificial dentro do marketing. Nesse caso, o intuito é permitir a segmentação comportamental, o que agrega ainda mais valor.

SEO local

Essa tendência de comunicação na estratégia digital busca trazer otimização nos mecanismos de busca para os resultados que irão ser exibidos na pesquisa que o usuário fizer. É algo que se foca um pouco mais no SEO local, mas é possível expandir para outras áreas.

Isso quer dizer que os resultados locais vão ser exibidos para o usuário quando ele for fazer pesquisas de empresas perto da sua localização, por exemplo. Dessa forma, tende a melhorar a classificação local da empresa, o que aumenta a exibição do negócio em questão.

Otimização de pesquisa por voz

Uma outra tendência da qual as empresas vão precisar se adaptar. Dizemos isso porque essa é uma tendência que já acontece em outros países, como os EUA. Então, é de se esperar que o mesmo aconteça aqui.

Imagem

As imagens estão tendo cada vez mais relevância dentro de uma estratégia. No entanto, não há como negar que ela também é uma forma de praticar a comunicação na estratégia digital, uma vez que é uma forma não verbal de expressar uma ideia.

Sendo assim, ter cuidado em relação ao tipo de imagem que se utiliza em cada uma das estratégias é algo que as empresas também precisam se preocupar.

Compartilhamento e review

Ainda que o famoso boca a boca tenha sua importância, não há como negar que o avanço da tecnologia tem moldado algumas questões. Por isso, os reviews estão se tornando capazes de contribuir para o sucesso dentro de uma empresa, além de atrair novos clientes.

Referência: https://reviewcafe.com.br/reviews/melhores-chaleiras-eletricas/

Fonte: Redação Terra
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