PUBLICIDADE

Megainvestidor lista 6 regras para aplicar em ações

Regras são de Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo e presidente da Berkshire Hathaway

1 mar 2014 - 14h53
(atualizado às 15h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Warren Buffet, presidente-executivo da Berkshire Hathaway e um dos homens mais ricos do mundo, listou seis regras fundamentais para fazer investimentos em ações em sua carta aos acionistas da companhia. O documento foi divulgado neste sábado. Confira as dicas a seguir:

1ª – Você não precisa ser um especialista para obter retornos satisfatórios de investimentos. Mas se você não é, deve reconhecer suas limitações e seguir um curso certo para trabalhar razoavelmente bem. Mantenha as coisas simples e não balance para as cercas. Quando prometerem lucros rápidos, responda com um ágil “não”.

Warren Buffet, presidente-executivo da Berkshire Hathaway
Warren Buffet, presidente-executivo da Berkshire Hathaway
Foto: Reuters

2ª – Concentre-se na produtividade futura do ativo que você está pensando. Se você não se sentir confortável fazendo uma estimativa de ganhos futuros do ativo, simplesmente o esqueça e siga em frente. Ninguém tem a habilidade para avaliar todos os investimentos possíveis. Mas a onisciência não é necessária; você só precisa entender as ações que realiza.

3ª – Se você se concentrar na variação de preço de uma compra contemplada, você está especulando. Não há nada de impróprio nisso. Sei, entretanto, que sou incapaz de especular com sucesso, e sou cético em relação a quem afirma que sustentou sucesso fazendo isso. Metade dos apostadores de moeda vai ganhar a primeira rodada; nenhum dos vencedores tem uma expectativa de lucro se continuar jogando o mesmo jogo. E o fato de que um ativo se valorizou num passado recente nunca é um motivo para compra-lo.

4ª – Com meus dois pequenos investimentos, só pensava no que os ativos produziriam e não me importava com as situações diárias. Jogos são ganhos por jogadores que se concentram no campo de jogo – e não por aqueles cujos olhos estão colados ao placar. Se você pode desfrutar de sábados e domingos sem olhar para os preços das ações, experimente fazer isso durante a semana.

5ª – Formar opiniões e ouvir previsões do mercado de outras pessoas é perda de tempo. Na verdade, é perigoso porque pode desfocar a sua visão dos fatos que são verdadeiramente importantes. (Quando ouço comentários de TV opinando sobre o que o mercado vai fazer a seguir, me lembro de um comentário de Mickey Mantle: “Você não sabe o quão fácil este jogo é até que você entrar na cabina de transmissão.”

6ª – Minhas duas compras foram feitas em 1986 e 1993. O que a economia, as taxas de juros ou o mercado de ações podiam fazer nos anos seguintes – 1987 e 1994 – eram de nenhuma importância para eu fazer aqueles investimentos. Não consigo lembrar o que as manchetes ou os especialistas diziam na época. Seja qual for a conversa, o milho iria continuar crescendo em Nebraska e os estudantes iriam se reunir em NYU [Universidade de Nova York].

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/economia/infograficos/dicas-investidores/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/economia/infograficos/dicas-investidores/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade