Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula diz que não vai ficar ‘chorando e rastejando’ para que EUA comprem produtos brasileiros

Presidente disse que vai procurar outros países para vender os produtos

14 ago 2025 - 17h33
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Lula afirmou que o Brasil buscará outros mercados, como China e Rússia, para vender seus produtos, destacando disposição para negociar com os EUA, mas sem depender exclusivamente deles.
Lula ironiza acusações dos EUA sobre suposta perseguição a Bolsonaro: ‘Tão bonzinho que ele era’:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, 14, que o Brasil vai procurar outros mercados e não “ficar chorando e rastejando” para que os Estados Unidos comprem produtos brasileiros. A fala ocorreu durante cerimônia de inauguração de uma fábrica da Hemobras em Pernambuco. 

“Se os Estados Unidos não quiserem comprar, não tem importância. Eu não vou ficar chorando, não vou ficar rastejando, eu vou procurar outros países para vender os produtos que a gente vende para eles e vamos seguir em frente. Eu aprendi a andar de cabeça erguida”, disse.

Durante discurso em Pernambuco, presidente voltou a criticar tarifaço de Trump
Durante discurso em Pernambuco, presidente voltou a criticar tarifaço de Trump
Foto: Reprodução/GovBR

Citando China e Rússia, Lula declarou que vai procurar outros mercados. “Nós não vamos deixar as nossas empresas morrerem à míngua e também nós não vamos ficar chorando que ele parou de comprar, não. Nós vamos tentar vender para a China, Índia, Rússia, para a Alemanha, para qualquer lugar”, acrescentou.

Apesar de mostrar que há outras possibilidades para o mercado brasileiro, Lula ressaltou que as justificativas do tarifaço, tanto as comerciais quanto as políticas, não fazem sentido e voltou a dizer que quer negociar. Presidente citou que o diálogo está aberto com seus ministros. 

"Nós ainda queremos negociar. Tenho Alckmin, Haddad, Fávaro, Mauro Vieira . Todo mundo preparado para negociar. [Na] Hora que eles quiserem negociar, nós sentamos numa mesa".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade