PUBLICIDADE

Investir em franquia de academias é mesmo um bom negócio?

Especialista alerta que apenas abrir um estabelecimento com uma marca já conhecida no mercado não garante o sucesso

24 mar 2023 - 02h00
(atualizado às 09h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Investir em uma franquia é certamente uma boa opção para empreender no Brasil. Dados da Pesquisa de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising apontam que o setor registrou crescimento de mais de 18% em faturamento no terceiro trimestre de 2022 quando comparado aos três meses anteriores.

Ainda de acordo com a pesquisa, as franquias voltadas para o segmento de saúde e bem-estar estão entre as que mais cresceram em relação ao mesmo período de 2021. No entanto, engana-se quem acredita que apenas investir em uma franquia é garantia de sucesso, em especial, quando se trata do setor fitness. 

É exatamente o que destaca Antonio Maganhotte Junior, CEO da Tecnofit, plataforma brasileira de gestão fitness.

“O mercado fitness é um solo fértil e apresenta inúmeras possibilidades, como o investimento em franquias. Porém, é importante destacar que apenas abrir um estabelecimento com uma marca já conhecida no mercado não garante que o negócio irá prosperar. É necessário investir na gestão eficiente com base em tecnologia”, destaca ele.

As pessoas estão preocupadas com a saúde

Segundo a IHRSA, Associação Global de Saúde e Fitness, o mercado fitness brasileiro faturou US$ 2,1 bilhões em 2019, se posicionando como o terceiro maior das Américas. 

Indo ao encontro deste cenário, o setor, que foi bastante impactado pelo isolamento social, voltou a crescer com cada vez mais pessoas preocupadas e investindo em saúde e bem-estar após a pandemia.

O executivo da Tecnofit acredita que há espaço para crescimento, principalmente em relação aos negócios fitness que prezam pelo planejamento e pela boa gestão. 

“Acreditamos que a expectativa é de um crescimento maior quando comparado ao período pré-pandemia”, aponta.

Planejamento é essencial para ser bem-sucedido

Maganhotte destaca que entre os benefícios da adoção de uma plataforma de gestão está a possibilidade de visualizar o negócio de forma ampla e entender em quais frentes é preciso aplicar ou não mais esforços. 

Além disso, questões relacionadas ao fluxo de caixa, relacionamento com alunos, bem como planejamento de curto, médio e longo prazo também podem ser otimizadas por meio da tecnologia. 

“Por meio de sistemas de gestão é possível centralizar dados e resultados do negócio, assim como usufruir de ferramentas que auxiliam nas vendas, no financeiro, relacionamento, metas etc. O investimento em soluções tecnológicas para gestão, atrelado ao bom momento do mercado atual, pode ser fator fundamental para que os negócios fitness escalem de forma significativa”, finaliza.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade