PUBLICIDADE
AO VIVO
Paris é Delas: Atletas falam sobre longevidade e vaidade no esporte

Influenciador é preso pela PF por suspeita de aplicar golpes de falsos investimentos financeiros

O suspeito seria Gabriel Pinotti, que se apresenta como "trader" e "empreendedor social" em seu perfil no Instagram

22 jun 2024 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Instagram

Um influenciador foi preso temporariamente, na última terça-feira, 18, pela Polícia Federal em Ribeirão Preto (SP) por suspeita de aplicar golpes de falsos investimentos financeiros. O suspeito seria Gabriel Saletti Pinotti, segundo apurado pela TV Globo, que se apresenta como "trader" e "empreendedor social" em seu perfil no Instagram, onde dialoga com mais de 65 mil seguidores.

À emissora, a PF informou que ao menos 50 pessoas denunciaram o influenciador, mas as investigações apontam para cerca de 200 vítimas. Ao todo, Pinotti teria gerado um prejuízo de R$ 15 milhões.

O influenciador será indiciado pelos crimes de lavagem de dinheiro, exercício ilegal de atividade de assessor de investimento e crime contra a economia popular. A soma das penas chega a 48 anos de prisão.

Em seu perfil em redes sociais, Pinotti anunciava um curso de "Day Trade", modalidade de compra e venda de ações em um mesmo dia. E, se dedicando ao método ensinado por ele, o influenciador dizia que era possível ganhar bons rendimentos mensais, mencionando outros alunos que teriam "mudado de vida".

Segundo o delegado Marcellus Henrique Araújo, da Polícia Federal, Pinotti vendia a possibilidade de lucros que não correspondiam a realidade. Ainda à Globo, ele detalhou que o esquema se assemelhava à pirâmide financeira.

Com o dinheiro dos investidores, Gabriel Pinotti levava uma vida de luxo, ostentando carros caros e viagens para o exterior. No entanto, quando perguntado sobre a falta de retorno dos investimentos, o influenciador dizia a eles que teria aberto uma Ação Declaratória de Insolvência Civil, uma espécie de pedido de falência.

A defesa do influenciador ainda não se manifestou publicamente. O Terra também não conseguiu contato, mas o espaço permanece aberto.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade